PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Questão de Pedagogia - IDECAN 2019 - Existem muitos estudos sobre a autonomia. A temática autonomia ganha em Paulo Freire, em seu livro "Pedagogia da Autonomia",

IDECAN 2019 - Existem muitos estudos sobre a autonomia. A temática autonomia ganha em Paulo Freire, em seu livro "Pedagogia da Autonomia", um sentido sócio-políticopedagógico, onde é vista como 
A) uma forma de afastar a transformação da sociedade, independentemente de sua legitimidade e adequabilidade a outros valores, como liberdade, igualdade ou justiça. 
B) algo além da liberdade de pensar por si, pois envolve a capacidade de agir, o que exige um homem consciente e ativo, sendo por isso que o homem ativo é contrário ao homem autônomo. 
C) condição sócio-histórica de um povo ou pessoa que tenha se libertado, se emancipado das opressões que restringem ou anulam sua liberdade de determinação. 
D) algo que deve ser conquistado, construído a partir das decisões, das vivências, da própria liberdade, sem preocupação com a emancipação humana. 
E) um atributo humano essencial, na medida em que está vinculada à ideia de dignidade e a de o ser humano ser espontaneamente autônomo.

RESPOSTA:
Letra C.

Nenhum comentário: