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segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Exercícios sobre a Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire - com gabarito

Questão 01 - CETRO 2013 - Considerando o pensamento de Paulo Freire, constante na obra “Pedagogia da Autonomia”, é correto afirmar que 
(A) para não se afastar de uma postura rigorosamente ética, o autor assume-se como um observador imparcial, objetivo e seguro dos fatos e acontecimentos. 
(B) o professor que exercita o dever de propor limites à liberdade do aluno transgride os princípios fundamentalmente éticos da nossa existência. 
(C) o exercício ou a educação do bom senso do docente ético vai superando o que há nele de instintivo na avaliação que faz dos fatos e dos acontecimentos. 
(D) é necessário, dentro de uma postura estritamente ética e respeitosa, que o professor perceba e assuma como sua a leitura do mundo com que o aluno chega à escola. 
(E) o discurso teórico é necessário à reflexão crítica do professor, mas não deve ser confundido com a prática docente, dado o evidente distanciamento epistemológico.

Questão 02 - Avança SP 2022 - Conforme explica Paulo Freire, em sua obra Pedagogia da Autonomia, “o educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão”. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA. 
(A) A rigorosidade metódica trabalhada precisa ter relação com o discurso “bancário”, símbolo do perfil do objeto ou do conteúdo. 
(B) Uma das tarefas primordiais do educador democrático é trabalhar com os educandos a rigorosidade metódica com que devem se “aproximar” dos objetos cognoscíveis. 
(C) O ensinar se esgota no “tratamento” do objeto ou do conteúdo, superficialmente feito, e não se alonga à produção das condições em que aprender criticamente é possível. 
(D) Faz parte das condições em que aprender criticamente é possível a pressuposição por parte dos educandos de que o educador já teve ou continua tendo experiência da produção de certos saberes e que estes devem a eles, os educandos, ser simplesmente transferidos. 
(E) Nas condições de verdadeira aprendizagem os educandos não vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador, pois não pode ser considerado igualmente sujeito do processo.

Questão 03 - Avança SP 2022 - Ensinar exige criticidade. Considerando a Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, assinale a alternativa CORRETA. 
(A) A curiosidade ingênua que, “desarmada”, está associada ao saber do senso comum, não é a mesma curiosidade que, criticizando-se, aproximando-se de forma cada vez mais metodicamente rigorosa do objeto cognoscível, se torna curiosidade epistemológica. 
(B) Como manifestação presente à experiência vital, a curiosidade humana vem sendo histórica e socialmente desconsiderada. 
(C) Precisamente porque a promoção da ingenuidade para a criticidade se dá automaticamente, uma das tarefas precípuas da prática educativo progressista é exatamente o desenvolvimento da curiosidade crítica, insatisfeita, indócil. 
(D) A superação e não a ruptura se dá na medida em que a curiosidade ingênua, sem deixar de ser curiosidade, pelo contrário, continuando a ser curiosidade, se criticiza. 
(E) Sempre há criatividade sem a curiosidade que nos move e que nos põe pacientemente impacientes diante do mundo que não fizemos, acrescentando a ele algo que fazemos.

Questão 04 - IDECAN 2019 - Existem muitos estudos sobre a autonomia. A temática autonomia ganha em Paulo Freire, em seu livro "Pedagogia da Autonomia", um sentido sócio-políticopedagógico, onde é vista como 
A) uma forma de afastar a transformação da sociedade, independentemente de sua legitimidade e adequabilidade a outros valores, como liberdade, igualdade ou justiça. 
B) algo além da liberdade de pensar por si, pois envolve a capacidade de agir, o que exige um homem consciente e ativo, sendo por isso que o homem ativo é contrário ao homem autônomo. 
C) condição sócio-histórica de um povo ou pessoa que tenha se libertado, se emancipado das opressões que restringem ou anulam sua liberdade de determinação. 
D) algo que deve ser conquistado, construído a partir das decisões, das vivências, da própria liberdade, sem preocupação com a emancipação humana. 
E) um atributo humano essencial, na medida em que está vinculada à ideia de dignidade e a de o ser humano ser espontaneamente autônomo.

Questão 05 - UNIMONTES 2017 - Considerando Paulo Freire, em “Pedagogia da Autonomia”, no que diz respeito aos saberes necessários à prática educativa, assinale a alternativa que apresenta afirmativa INCORRETA. 
A) Ensinar é uma especificidade humana. 
B) Ensinar é transferir conhecimento. 
C) Ensinar exige pesquisa. 
D) Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática.

Questão 06 - COTEC 2020 - Freire (1996), em seu livro “Pedagogia da Autonomia”, afirma que pensar certo coloca ao professor ou, mais amplamente, à escola, o dever de não só respeitar os saberes dos educandos, sobretudo os das classes populares, mas também o de discutir com os alunos a razão de ser de alguns desses saberes em relação ao ensino dos conteúdos. Sobre essa exigência, é CORRETO afirmar que: 
A) No ensino, há que se provocar o rompimento com a discussão da realidade concreta e a consideração do senso comum para que haja o respeito à ciência. 
B) O professor tem o dever de não só respeitar os saberes dos alunos, como também discutir com eles a relação desses saberes com os conteúdos da disciplina. 
C) No processo ensino-aprendizagem não importam as experiências informais das ruas e trabalho, mas sim as experiências vividas em salas de aula. 
D) O ensino exige criticidade, por isso o senso comum e a experiência cotidiana não devem ser considerados no processo educativo. 
E) Quem ensina deve ter competência e dominar todos os saberes; além disso, quem aprende é objeto de quem ensina.

Questão 07 - INTEGRI 2015 - Freire em “Pedagogia da Autonomia” afirma que o respeito à autonomia e à dignidade de cada um é um imperativo: 
A) ético e não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros. 
B) formativo e não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros. 
C) normativo e não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros. 
D) regulador e não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros.

Questão 08 - COTEC 2019 - Segundo Freire (1996), em seu livro Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, “não posso ser Professor sem me achar capacitado para ensinar certo e bem os conteúdos de minha disciplina, mas não posso, por outro lado, reduzir minha prática docente ao puro ensino daqueles conteúdos.” Com essa afirmativa, o autor defende: 
A) A discussão indisciplinada em sala de aula. 
B) O desdenho e a humildade da prática docente. 
C) O autoritarismo do professor para legitimar sua ação. 
D) O testemunho ético, a coerência entre o que o professor diz, escreve, ensina e faz.

Questão 09 - IDHTEC 2016 - Ao tratar dos saberes necessários à prática docente em Pedagogia da Autonomia, Paulo Freire considera que não existe docência sem discência e que, EXCETO: 
A) Ensinar exige rigorosidade metódica. 
B) Ensinar exige estética e ética. 
C) Ensinar exige raciocínio e autoritarismo.
D) Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática. 
E) Ensinar exige a corporeificação das palavras pelo exemplo.

Questão 10 - AMEOSC 2021 - "O respeito à autonomia e à dignidade de cada um é um imperativo ético e não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros." 
A frase acima, citada por Paulo Freire em Pedagogia da Autonomia, retrata a visão que o autor tem da participação do educando em seu processo de aprendizagem. Atrelado à teoria do construtivismo, tão bem defendido por Freire, tal pensamento reafirma que: 
(A) Entender a educação como um processo onde a figura do estudante deve assumir uma postura protagonista é contraditório à defesa da teoria do construtivismo. 
(B) A autonomia é um privilégio que no processo educativo só pode ser concedido ao professor, sob o risco de comprometer a sua dignidade, caso este preceito não seja respeitado. 
(C) O desenvolvimento do processo educacional baseado na construção do conhecimento de forma autônoma contradiz a ética e a dignidade. 
(D) Proporcionar a participação do estudante como protagonista na construção das aprendizagens desenvolvidas em um processo educacional é uma ação pedagógica que passa pelo respeito à autonomia e à dignidade do estudante.

Questão 11 - FCM 2018 - Paulo Freire, em seu livro Pedagogia da Autonomia (1996), afirma que a “reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação Teoria/Prática sem a qual a teoria pode ir virando blábláblá e a prática, ativismo” 
(FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996). 
De acordo com este autor, é um saber necessário à prática docente crítica a 
a) precisão técnica do conhecimento que deve ser ensinado sem variação do raciocínio. 
b) busca por novas metodologias de ensino que potencializem a aprendizagem do aluno. 
c) indagação constante, metodicamente rigorosa, que promove a superação da realidade. 
d) adoção de novas tecnologias que sejam alinhadas às formas de pensar das novas gerações. 
e) criação de um referencial teórico único e inquestionável que embase a prática pedagógica.

Questão 12 - OMNI 2021 - Segundo Paulo Freire em seu livro Pedagogia da Autonomia, o que é o ato de ensinar, marque a alternativa CORRETA. 
a) É basicamente a aplicação de provas com avaliações diárias do aprendizado do aluno. 
b) Não é só transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção. 
c) Não é transferir conhecimento, nem tão pouco pode-se deixar criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção. 
d) É deixar o aluno aprender tudo sozinho, sem a necessidade do professor nesse processo.

Questão 13 - IBADE 2020 - O livro “Pedagogia da Autonomia” é a última obra de Paulo Freire, publicada em vida. Neste livro o autor apresenta propostas de práticas pedagógicas necessárias à educação como forma de construir a autonomia dos educandos, valorizando e respeitando sua cultura e seu acervo de conhecimentos empíricos junto à sua individualidade. Sobre essa obra de Paulo Freire e as propostas de práticas defendidas pelo autor é correto afirmar que? 
(A) "Formar" é apenas formar o ser humano em suas destrezas 
(B) O professor deverá também ensinar a pensar certo, sendo a prática educativa em si um testemunho rigoroso de decência e pureza 
(C) Destaca a importância de propiciar condições aos educadores e não aos educandos 
(D) A auto avaliação não é um recurso para ser utilizado dentro da prática pedagógica 
(E) No ensino, a história deve ser encarada como um determinismo moldado, pronto e inalterável

Questão 14 - CS-UFG 2011 - Em Pedagogia da Autonomia, Paulo Freire alinha e discute alguns saberes fundamentais à prática educativa crítica ou progressista. Ele afirma que ensinar não é transferir conhecimentos, conteúdos, nem formar é ação pela qual um sujeito criador dá forma, estilo ou alma a um corpo indeciso e acomodado e que os sujeitos educativos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto um do outro. Esse pensamento do autor pode ser sintetizado da seguinte forma: 
(A) A educação é uma forma de intervenção no mundo. 
(B) O ensino prescinde de consciência ideológica. 
(C) O ensino abstrai-se da identidade cultural para transmitir a cultura acumulada. 
(D) Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.

Questão 15 - IF-SP 2019 - A obra de Paulo Freire “Pedagogia da Autonomia” está dividida em três capítulos: “Não há docência sem discência”; “Ensinar não é transferir conhecimento” e “Ensinar é uma especificidade humana”. Com isso o autor apresenta, analisa e discute uma série de características, conceitos e fundamentos sobre o ato de ensinar. 
Assinale a alternativa que contemple de forma correta alguns dos pressupostos desta obra sobre o ato de ensinar: 
A) Uma das tarefas primordiais dos educadores é trabalhar com os educandos a rigorosidade metódica com que devem se “aproximar” dos objetos cognoscíveis, isto é, a preocupação central da práxis pedagógica é a transmissão e assimilação de conteúdos para os sujeitos das classes populares. Afinal, esses sujeitos somente poderão superar a ingenuidade e ignorância por meio da apropriação dos conteúdos técnicos. 
B) Ensinar exige criticidade e pesquisa. Assim, para aproximar o mundo do conhecimento das classes trabalhadoras é preciso abandonar e negar o senso comum de modo a superar a visão ingênua para construir, por meio da ciência, a visão crítica, capaz de questionar as relações sociais. 
C) É possível e desejável que os estudantes das classes trabalhadoras se tornem leitores críticos da realidade, a partir dos ensinamentos dos professores. O educador estabelece com o educando uma relação educador-educando no qual o conhecimento advém daquele que já percorreu uma trajetória acadêmica, isto é, o educador. Cabe ao educador instigar a curiosidade crítica para que o educando seja capaz de superar a realidade imediata. 
D) Ensinar inexiste sem aprender e vice-versa e foi aprendendo socialmente que, historicamente, mulheres e homens descobriram que era possível ensinar. Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo, educo e me educo.

Questão 16 - INTEGRI 2015 - Paulo Freire em “Pedagogia da Autonomia” afirma que quando vivemos a autenticidade exigida pela prática de ______________ participamos de uma experiência total, diretiva, política, ideológica, gnosiológica, pedagógica, estética e ética, em que a boniteza deve achar-se de mãos dadas com a decência e com a serenidade. 
A) ensinar-disciplinar. 
B) ensinar-normatizar. 
C) ensinar-instituir. 
D) ensinar-aprender.

Questão 17 - Nosso Rumo 2017 - De acordo com Paulo Freire (1996), em “Pedagogia da Autonomia”, pode-se afirmar que 
A) ensinar não é, necessariamente, uma especificidade humana. 
B) ensinar exige liberdade moderada que se contrapõe ao autoritarismo tradicional, sendo que ambos devem existir. 
C) ensinar exige reconhecer que a educação não é, deveras, ideológica. 
D) a necessária promoção da ingenuidade à criticidade deve ser feita à distância da estética. 
E) ensinar exige rigorosidade metódica.

Questão 18 - COTEC 2019 - Na perspectiva da Pedagogia da Autonomia, Freire (1996) aborda os saberes necessários à prática educativa, entre os quais NÃO se inclui que ensinar 
A) é uma especificidade humana. 
B) exige pesquisa. 
C) exige reflexão crítica sobre a prática. 
D) é transferência de conhecimento.

Questão 19 - SHDIAS 2015 - Segundo a obra “Pedagogia da autonomia”: 
"Desta maneira, o educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo como educando que, ao ser educado, também educa. (...) Já agora ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo". Paulo Freire refere-se à: 
a) Pedagogia do conflito. 
b) Educação bancária. 
c) Prática em que a não diretividade e o espontaneísmo que supervaloriza a contribuição do próprio educando. 
d) Pedagogia que leva em consideração o caráter político da educação, tornando-a acessível às camadas populares dela excluídas.

Questão 20 - FUNCAB 2014 - Segundo a Pedagogia da Autonomia, considera-se um saber indispensável à prática docente: 
A) saber treinar educandos. 
B) ser um transferidor de saberes. 
C) ter disponibilidade para o diálogo. 
D) ser um exercitador de destrezas. 
E) promover a permissividade sem limites.

Questão 21 - VUNESP 2018 - No livro Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa, Paulo Freire aborda a “questão da formação docente ao lado da reflexão sobre a prática educativo-progressiva em favor da autonomia do ser dos educandos”. Nessa obra, Freire (1996) analisa as diferentes exigências do ensinar e, dentre elas, afirma que “ensinar exige respeito aos saberes dos educandos”. Para tal, o autor argumenta que a escola deve 
A) fazer com que os alunos compreendam que somente os conhecimentos formais são merecedores de crédito. 
B) limitar-se a transferir os conteúdos aos alunos, uma vez que ela não é partido político para discutir a realidade em que vivem. 
C) estabelecer uma necessária “intimidade” entre os saberes curriculares fundamentais aos alunos e a experiência social que eles têm como indivíduos. 
D) modelar o comportamento dos alunos pela apresentação de materiais em cuidadosa sequência. 
E) adotar processos e estratégias neutros e eficazes para a aprendizagem dos alunos.

Questão 22 - Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ - 2012 - Paulo Freire (1996), em sua obra “Pedagogia da autonomia”, elege como saber necessário à prática educativa compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo. Essa intervenção exige do professor: 
A) compreender que é seu dever se posicionar de forma imparcial e neutra, priorizando o puro ensino dos conteúdos 
B) perceber que toda prática pedagógica inevitavelmente só atua como reprodutora da ideologia dominante 
C) considerar tão importante o ensino dos conteúdos quanto o seu testemunho ético ao ensiná-los 
D) adotar uma postura de autoridade e segurança que deixe claro para o aluno a supremacia do saber docente

Questão 23 - FUNRIO 2016 - Paulo Freire (1996), em Pedagogia da Autonomia, afirma que o(a) professor(a) não pode reduzir sua prática docente ao ensino dos conteúdos de sua disciplina, que este é apenas um momento da prática pedagógica. E destaca que “quão importante quanto ele, o ensino dos conteúdos, é o meu testamento ético ao ensiná-los. É a decência com que o faço. É a preparação científica revelada semarrogância, pelo contrário, com humildade. É o respeito jamais negado ao estudante (...)” 
Freire considera ainda que o ensino dos conteúdos deve ser tão importante quanto: 
A) a ruptura com os saberes técnicos e científicos e a adoção de saberes populares. 
B) o uso de sua autoridade para manutenção da disciplina e controle em sala de aula. 
C) a contradição entre o que o(a) professor(a) pensa e seu legítimo uso do conhecimento. 
D) a coerência entre o que o(a) professor(a) diz, o que escreve e o que faz em sala de aula. 
E) a admiração que o(a) professor(a) tem de si mesmo, de sua superioridade sobre os alunos.

Questão 24 - ACAFE 2015 - Sobre o exercício docente Paulo Freire, na obra Pedagogia da Autonomia, disse que: “Ensinar inexiste sem aprender e vice-versa e foi aprendendo socialmente que, historicamente, mulheres e homens descobriram que era possível ensinar”. Nesse sentido é correto afirmar, exceto: 
A) Quando vivemos a autenticidade exigida pela prática de ensinar-aprender participamos de uma experiência individual que se relaciona com as técnicas didáticas desenvolvidas. 
B) Selecionar textos em que haja diversidade de ideias sobre um tema dentro de uma mesma ciência ou de diversas ciências permite uma aprendizagem mais complexa, pois nos textos diversos estão muitos humanos. 
C) A aprendizagem de determinado conhecimento não se esgota, sempre é possível aprender mais sobre um tema. 
D) O professor, ao organizar as pautas interacionais e mediar os processos de ensino e aprendizagem, também aprende. 
E) O processo de ensino e aprendizagem incide sobre a multidimensionalidade do humano, não é apenas cognitivo.

Questão 25 - FUNDEP 2019 - Na sua obra Pedagogia da Autonomia, Paulo Freire (1996) discute o papel do professor, dos estudantes e da prática educativa vigente. Na concepção de Paulo Freire, o termo “autonomia”, o qual ocupa espaço central nessa obra, está relacionado a que aspecto? 
A) Ao processo de escolha de temas de estudo e materiais didáticos, que devem ser escolhidos por professores e alunos, verdadeiros atores do processo de ensino e aprendizagem, que devem ter autonomia para realizar essa importante escolha. 
B) Ao respeito que gestores do sistema educacional devem ter para com o trabalho do professor, respeitando sua forma de trabalhar, seus métodos, sua experiência na prática de ensino, enfim, sua autonomia para desempenhar seu trabalho com mais qualidade. 
C) Ao desenvolvimento de uma prática educativa na qual o professor não é um transmissor de conhecimento pronto e acabado, mas que age no sentido de dotar o estudante da autonomia necessária para produzir ou construir o conhecimento pelos próprios meios. 
D) Ao papel discreto, praticamente irrelevante, que o professor deve assumir no processo de ensino aprendizagem, visando estimular no estudante a devida autonomia para que este seja capaz de se desenvolver sem a necessidade da tutela permanente desse professor.

Questão 26 - FUNDEP 2019 - Para Paulo Freire “ensinar exige a convicção de que a mudança é possível” (FREIRE, 2007). 
Segundo sua obra Pedagogia da Autonomia 
A) é na resignação, e não na rebeldia em face às injustiças, que nos afirmamos. 
B) ninguém pode estar no mundo, com o mundo e com os outros de forma neutra. 
C) no mundo da história, da cultura e da política precisamos realizar constatações para nos adaptarmos. 
D) os militantes políticos de prática autoritária compreendem melhor o mundo dos grupos populares.

Questão 27 - VUNESP 2019 - Freire (2000), na obra “A Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa”, abordando temas como o ensinar, o aprender, o pesquisar e o debater propostas, tece o seguinte comentário: “Fala-se hoje, com insistência, no professor pesquisador. No meu entender o que há de pesquisador no professor não é uma qualidade ou uma forma de ser ou de atuar que se acrescente à de ensinar. Faz parte da natureza da prática docente a indagação, a busca, a pesquisa. O de que se precisa é que, em sua formação permanente, o professor 
(A) entenda que o pesquisar cabe tão somente aos docentes universitários, cabendo, aos do ensino básico, investigar os conteúdos a serem ministrados”. 
(B) comece a pesquisar e debater propostas, embora o ensinar permaneça como sua atividade principal”. 
(C) se aperfeiçoe, pesquisando estratégias de ensino apoiadas nas novas tecnologias”. 
(D) se perceba e se assuma, porque professor, como pesquisador”. 
(E) aprenda a alternar o ensino com pesquisas e debates”.

Questão 28 - EsFCEx 2020 - O livro Pedagogia da autonomia, de Paulo Freire, é dividido em 27 subcapítulos formulados seguindo um mesmo padrão: “Ensinar exige...”. A cada subtítulo, o autor completa essa fórmula com elementos que são essenciais ao processo educativo, segundo sua concepção. Para Freire, entre outros elementos, ensinar exige 
(A) apreensão da realidade, criticidade, curiosidade e comprometimento. 
(B) pesquisa, consciência do inacabamento, bom senso e imparcialidade. 
(C) competência profissional, generosidade, treinamento e resignação. 
(D) humildade, homogeneidade, reflexão crítica e bancarismo. 
(E) dialogicidade, conscientização, objetividade e doutrinação.

Questão 29 - EsFCEx 2020 - A partir da leitura de Pedagogia da autonomia, é possível depreender que, de acordo com Paulo Freire, 
(A) ser professor exige que se evitem posições radicalizadas, rupturas. Exige que se equilibre isto e aquilo, chegando-se à ponderação necessária a um saber crítico e revolucionário. 
(B) a rigorosidade metódica conduz o educador aos grilhões de um discurso mecanicista, bancário, rigorosamente inviolável, distante da liberdade docente e dos saberes próprios de cada educando. 
(C) a prática docente prescinde de “condições favoráveis”, pois, acima de qualquer limitação ou de qualquer condição (higiênica, espacial, estética etc.) que se afirme desfavorável, estão o afeto, o diálogo e a alegria do educador, guiado pelos ventos da transformação. 
(D) cabe aos educadores desproblematizar o futuro, livrando-se de todo e qualquer entrave para as mudanças urgentes e ampliando generosamente os limites do possível. 
(E) a autoridade coerentemente democrática entende que a verdadeira disciplina não está na estagnação, no silêncio dos silenciados, mas no alvoroço dos inquietos, na esperança que desperta.

Questão 30 - Marinha 2016 - Paulo Freire (2013), em seu livro Pedagogia da Autonomia, relaciona os saberes necessários à prática educativa. Com relação a esses saberes, analise o trecho abaixo. "Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago". Sendo assim, pode-se afirmar que ensinar exige 
(A) saber escutar. 
(B) liberdade e autoridade. 
(C) rigorosidade metódica. 
(D) criticidade. 
(E) pesquisa.

Questão 31 - FUNDEP 2020 - A alegria não chega apenas no encontro do achado mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria. O desrespeito à educação, aos educandos, aos educadores e às educadoras corrói ou deteriora em nós, de um lado, a sensibilidade ou a abertura ao bem querer da própria prática educativa de outro, a alegria necessária ao que-fazer docente. É digna de nota a capacidade que tem a experiência pedagógica para despertar, estimular e desenvolver em nós o gosto de querer bem e o gosto da alegria sem a qual a prática educativa perde o sentido.” 
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia – saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. p. 53. 
Segundo Paulo Freire, no livro Pedagogia da autonomia, ensinar não exige 
A) pesquisa, respeito aos saberes dos educandos, criticidade e corporificação das palavras pelo exemplo. B) estética e ética, risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação, reflexão crítica sobre a prática e bom senso. 
C) consciência do conhecimento findo, reconhecimento de ser condicionado, respeito a autonomia do ser educador e quietação da realidade. 
D) reconhecimento e a assunção da identidade cultural, alegria e esperança, convicção de que a mudança é possível e tomada consciente de decisões.

Questão 32 - FUNDEP 2013 - “O respeito à autonomia e à dignidade de cada um é um imperativo ético e não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros”. (Freire, 2002:35). 
De acordo com o excerto acima extraído de “Pedagogia da autonomia” e com seus conhecimentos sobre o assunto, assinale com V as afirmativas verdadeiras e F, as falsas. 
( ) O professor deve redirecionar a curiosidade do educando, o seu gosto estético, a sua inquietude e a sua linguagem. 
( ) O professor deve minimizar o aluno no sinal de sua rebeldia para que ele “se mantenha em seu lugar”. 
( ) O professor jamais deve ver a transgressão da eticidade como virtude, mas como ruptura com a decência. 
( ) O professor não deve menosprezar a identidade do educando, visto que deve considerá-la na prática do ensinar. 
( ) O professor não deve lutar contra a discriminação, pois é reconhecida a força dos condicionamentos. 
Assinale a sequência CORRETA. 
A) F F V V F. 
B) V F V F V. 
C) F V V V F. 
D) V V F F V.

GABARITO
01 - C
02 - B
03 - D
04 - C
05 - B
06 - B
07 - A
08 - D
09 - C
10 - D
11 - C
12 - B
13 - B
14 - D
15 - D
16 - D
17 - E
18 - D
19 - D
20 - C
21 - C
22  - C
23 - D
24 - A
25 - C
26 - B
27 - D
28 - A
29 - E
30 - E
31 - C
32 - A

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