FUNDEP 2019 - Para Candau (2012), a educação intercultural é vista como fundamental para a promoção da inclusão numa lógica emancipadora, buscando a vinculação de políticas de igualdade com políticas de reconhecimento. Sobre o tema da inclusão social e da educação intercultural, assinale a alternativa que não apresenta uma das reflexões da autora nesse contexto.
A) O binômio exclusão–inclusão está relacionado com os problemas decorrentes da característica estrutural das sociedades capitalistas: a desigualdade social.
B) Embora haja categorias da população que são sujeitas a um status especial que lhes permita coexistir na comunidade, tendo a privação de certos direitos e da participação em certas atividades, observa-se nesse contexto o incluir, mas gerando exclusão, subalternizando, inferiorizando.
C) A educação intercultural influencia tanto as diferentes dimensões do currículo como também as relações entre os diversos agentes do processo educativo.
D) Entre as três concepções de educação intercultural, encontra-se a educação intercultural funcional que enfatiza o questionamento das diferenças e desigualdades construídas ao longo da história.
RESPOSTA:
Letra D.
Nenhum comentário:
Postar um comentário