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segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Exercícios de Pedagogia sobre Vera Maria Candau - com gabarito

Questão 01 - FAURGS 2022 - Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando as três dimensões da Didática Fundamental proposta por Vera Maria Candau (2012) a suas características. 
(1) Dimensão técnica 
(2) Dimensão humana 
(3) Dimensão política 

( ) A relação interpessoal é o centro do processo, e o componente afetivo está presente. 
( ) Refere-se ao processo de ensino-aprendizagem como ação intencional e sistemática, que procura organizar as condições de aprendizagem e os objetivos instrucionais. 
( ) Impregna toda a prática pedagógica e reconhece que os condicionamentos sociais incidem sobre o processo de ensino-aprendizagem.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é 
A) 3 – 2 – 1. 
B) 2 – 3 – 1. 
C) 1 – 2 – 3. 
D) 2 – 1 – 3. 
E) 3 – 1 – 2.

Questão 02 - COTEC 2019 - Candau (2001), em seu livro “Rumo a uma nova didática”, apresenta críticas à didática instrumental e considera a necessidade de uma didática fundamental, que valorize a multidimensionalidade do ser humano em todo processo, incluindo o aprender e o avaliar. Considerando a prática pedagógica no contexto do ensino e da aprendizagem, o que seria essa didática instrumental na percepção de Candau? 
A) O educador, na didática instrumental, não apenas ensina o conteúdo, mas também ensina o seu aluno a pensar certo, a criticar e a buscar respostas. 
B) Na didática instrumental, o professor é o mediador, enquanto o aluno é o sujeito de busca. 
C) A didática instrumental seria a forma tradicional de ensino, em que o professor retém o saber e o aluno apenas o imita. 
D) O educador, na perspectiva da didática instrumental, trabalha de forma interativa permitindo que os educandos exercitem, apliquem e reinventem os conhecimentos. 
E) A didática instrumental leva em consideração a questão cultural do educando, busca associar as aulas a essa cultura, que é rica em conhecimento para seu aluno.

Questão 03 - Prefeitura de Fortaleza - CE - 2021 - Segundo Vera Maria Candau, para pensarmos e concebermos práticas pedagógicas cada vez mais dialógicas, inclusivas e promotoras de aprendizagem, é preciso, sempre, repensar a Didática. Mas não uma Didática vinculada apenas ao “como fazer”. É preciso ir além, na busca de superação de uma perspectiva reprodutora. Nesse sentido, com vistas a potencializar o processo de ensino e aprendizagem, segundo Candau (1988), a Didática precisa assumir uma identidade: 
(A) multidimensional.
(B) neutra. 
(C) unidirecional. 
(D) instrumental.

Questão 04 - FUNDEP 2019  - Para Candau (2012), a educação intercultural é vista como fundamental para a promoção da inclusão numa lógica emancipadora, buscando a vinculação de políticas de igualdade com políticas de reconhecimento. Sobre o tema da inclusão social e da educação intercultural, assinale a alternativa que não apresenta uma das reflexões da autora nesse contexto. 
A) O binômio exclusão–inclusão está relacionado com os problemas decorrentes da característica estrutural das sociedades capitalistas: a desigualdade social. 
B) Embora haja categorias da população que são sujeitas a um status especial que lhes permita coexistir na comunidade, tendo a privação de certos direitos e da participação em certas atividades, observa-se nesse contexto o incluir, mas gerando exclusão, subalternizando, inferiorizando. 
C) A educação intercultural influencia tanto as diferentes dimensões do currículo como também as relações entre os diversos agentes do processo educativo. 
D) Entre as três concepções de educação intercultural, encontra-se a educação intercultural funcional que enfatiza o questionamento das diferenças e desigualdades construídas ao longo da história.

Questão 05 - CETRO 2008 - Para Candau (2002), vem crescendo a consciência da positividade do caráter multicultural de cada país do continente latino-americano. Daí decorre a importância da educação intercultural para a afirmação de sociedades democráticas e igualitárias. Todavia, a perspectiva de interculturalidade apresenta uma grande complexidade, não pode ser trivializada. Nessa direção, a autora defende que esse processo é 
A) sempre inacabado, visando uma relação dialógica entre culturas e grupos involucrados. 
B) realizado, essencialmente, por meio de apresentações de danças, músicas e outros aspectos das diversas culturas. 
C) mediado por um currículo específico e exclusivo para determinados subgrupos no interior da escola. 
D) uma preocupação apenas das disciplinas afins, como Sociologia, Filosofia, Língua Materna e Educação Artística. 
E) uma das formas de educação compensatória das diferenças culturais entre os alunos.

Questão 06 - FUNDATEC 2016 - Segundo Candau, em contextos democráticos, a qualidade da educação é objeto de contínuas negociações, disputas e revisões e apresenta um caráter multidimensional. Nesse sentido, a qualidade da educação tem a ver com os diferentes modos de entender as relações entre: 
I. Filosofia. 
II. Escola. 
III. Sociedade. 
IV. Educação. 
Quais estão corretas? 
A) Apenas I. 
B) Apenas III. 
C) Apenas II e IV. 
D) Apenas II, III e IV. 
E) I, II, III e IV.

Questão 07 - FUNDATEC 2017 - Para Candau, uma contribuição que considera-se muito interessante para uma nova compreensão das relações entre educação e cultura diz respeito a uma concepção diferente da escola, como um espaço de: 
I. Cruzamento de culturas. 
II. Complexo de culturas. 
III. Intersecção de culturas. 
IV. Movimento de culturas. 
Quais estão corretas? 
A) Apenas I. 
B) Apenas III. 
C) Apenas I e II. 
D) Apenas II, III e IV. 
E) I, II, III e IV.

Questão 08 - CEPERJ 2013 - Em “Magistério: construção cotidiana”, Vera Candau aponta como uma perspectiva mais atual na formação continuada de professores a: 
A) reciclagem 
B) oferta de cursos de pós-graduação 
C) participação em seminários e congressos 
D) participação em cursos a distância promovidos pelo MEC 
E) escola se constituir como lócus da formação

Questão 09 - CEPERJ 2013 - Segundo Vera Candau, quando pensamos a docência, sua formação continuada e sua prática no cotidiano, não podemos deixar de considerar que temos de estar conscientes da necessidade de articular dialeticamente as diferentes dimensões da profissão docente. Em conformidade com a autora podemos afirmar que constituem dimensões da profissão docente: 
A) a valorização do professor, formação inicial e continuada, participação do professor no processo de decisão na educação escolar 
B) o plano de carreira e a formação inicial e continuada 
C) os aspectos psicopedagógicos, técnicos, científicos, políticos, sociais, ideológicos, éticos e culturais 
D) o plano de carreira e a formação inicial e continuada, os aspectos 
E) o plano de carreira, a formação continuada, participação na gestão escolar e o acesso aos bens culturais

Questão 10 - FUNDATEC 2016 - De acordo com Candau, uma contribuição que considera muito interessante para uma nova compreensão das relações entre educação e cultura diz respeito a uma concepção diferente da escola como um espaço de: 
A) Alinhamento de culturas. 
B) Diferenciação de culturas. 
C) Cruzamento de culturas. 
D) Naturalização de culturas. 
E) Intercâmbio de culturas.

Questão 11 - PR-4 UFRJ - As discussões em torno da formação continuada apontam para o papel da escola e a centralidade da prática educativa para o processo formativo. Segundo Vera Candau (2009), “considerar a escola como lócus de formação continuada passa a ser uma afirmação fundamental na busca de construir uma nova perspectiva para a formação continuada de professores/as que não se limite a oferecer diferentes ‘cursos’ aos docentes”. Entretanto, não é o simples fato de o professor estar na escola que a coloca como um lócus formativo. Para que isso se dê, a autora alerta que é importante o processo pautar-se em uma: 
A) prática reflexiva, capaz de identificar as questões presentes na sala de aula, de compreendê-las e de buscar formas de trabalhá-las coletivamente. 
B) junção entre teoria e prática, na qual a teoria sirva para direcionar o que deve ser desenvolvido na prática. 
C) série de práticas mecânicas e repetitivas, que possibilitem aprender através do movimento de erro/acerto. 
D) sequência de debate entre os profissionais da escola sobre as diferentes correntes pedagógicas e filosóficas presentes no ato educativo. 
E) série de encontros e reuniões de planejamento.

Questão 12 - PR-4 UFRJ - O termo currículo permite vários significados, mas, em especial, conforme aponta Candau (2008), refere-se à reflexão e à discussão de pontos relevantes para dialogar sobre perspectivas de educação que sejam democráticas e participativas. Essas são cruciais para a apreensão do saber escolar e de saberes multiculturalmente criados, estes envolvidos no interior da instituição. Nesse sentido, NÃO se faz uma mudança curricular quando não se faz uma análise: 
A) da gestão e do perfil dos docentes e dos discentes. 
B) da formação social e da redefinição da educação na mudança curricular. 
C) da ação participativa dos membros da comunidade escolar. 
D) do planejamento coletivo elaborado pela equipe técnica. 
E) da ação participativa e do planejamento coletivo da equipe técnico-pedagógica.

GABARITO
01 - D
02 - C
03 - A
04 - D
05 - A
06 - D
07 - A
08 - E
09 - C
10 - C
11 - A
12 - C

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