Aeronáutica 2015 - Segundo Libâneo (2004, p. 120), o estudo da escola como organização de trabalho não é novo; há toda uma pesquisa sobre administração escolar que remonta aos pioneiros da Educação Nova, nos anos 30, do século anterior. Com base nos estudos existentes no Brasil sobre a organização e gestão escolar e nas experiências levadas a efeito nos últimos anos, é possível apresentar, de forma diferenciada, três das concepções de organização e gestão. Relacione-as com as características citadas a seguir. (Os números serão utilizados mais de uma vez).
(1) Técnico-científica
(2) Autogestionária
(3) Democrático-participativa
( ) comunicação linear baseada em normas e regras.
( ) ênfase nas inter-relações mais do que nas tarefas.
( ) a gestão é participativa mas espera-se, também, a gestão da participação.
( ) prescrição detalhada de funções, acentuando-se a divisão técnica do trabalho escolar.
( ) decisões coletivas, eliminação de todas as formas de exercício de autoridade e poder.
( ) definição explícita de objetos sociopolíticos e pedagógicos da escola pela equipe escolar.
( ) ênfase na auto-organização do grupo de pessoas da instituição, por meio de eleições e alternância no exercício de funções.
( ) acompanhamento e avaliação sistemáticos com finalidade pedagógica: diagnóstico, acompanhamento dos trabalhos, reorientação dos rumos e ações, tomada de decisões.
A sequência está correta em
a) 1- 2 - 3 -1 - 2 - 3 -2-3
b) 2 -2 - 3 - 3 - 1- 3 -2-1
c) 3 -1 - 1- 2 - 3 - 2 -1-1
d) 2 -3 - 1- 2 - 1- 1 -3-2
RESPOSTA:
Letra A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário