Vários crimes contra a natureza são dolorosamente memoráveis. O primeiro a chamar a atenção mundial foi a destruição atômica em Hiroshima e Nagasaki, no Japão, que matou pelo menos 150 mil japoneses e deixou o ambiente local radioativo por décadas. Outra tragédia nuclear, a explosão de um reator na usina de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986, tirou a vida de 10 mil pessoas e afetou milhares de quilômetros de florestas. Outras tristes lembranças são os derramamentos de óleo no mar do Alasca, em 1989, e na costa espanhola, no ano passado [2002]. Ou o vazamento de gases tóxicos em Bhopal, na Índia, em 1984, considerado o pior acidente químico da história.
RATIER, Rodrigo. Quais foram os maiores desastres ecológicos do mundo? Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-foramos-maiores-desastres-ecologicos-do-mundo. Acesso em: 11 jul. 2015
O fragmento do texto destaca uma série de desastres ecológicos ocorridos no século XX e no início do século XXI, em diferentes regiões do planeta. O que eles têm em comum?
a) Foram causados pelo ser humano, tendo ocasionado grandes danos ao ambiente.
b) Foram ocasionados por erros pessoais, mas resolvidos em curto espaço de tempo pela solidariedade dos cidadãos que, prontamente, atuaram para minorar o sofrimento humano.
c) Resultaram dos conflitos da Guerra Fria.
d) Esses episódios foram desastres que não se repetiram em nenhum momento da história da humanidade.
e) Dos episódios relatados, apenas o de Chernobyl se deveu à ganância humana pelo lucro.
RESPOSTA:
Letra A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário