[Desigualdade] define a assimetria de acesso a bens significativos (para usufruto de bens materiais e espirituais) entre indivíduos e grupos diferentes em uma sociedade. Caracteriza uma estrutura social na qual as diferentes posições sociais oferecem aos grupos e indivíduos que as ocupam oportunidades de ascender a bem-estar, prestígio e poder.
PIETRO, Mayra Espina. Desigualdade e desenvolvimento. In: IVO, A. (Coord.) et al. Dicionário temático desenvolvimento e questão social. São Paulo: Annablume; Brasília: CNPq; Salvador: Fapesb, 2013. p. 162.
Relacionando o conceito de desigualdade com o contexto brasileiro, assinale a alternativa correta.
a) A desigualdade no Brasil tem relação fundamental com as carências de políticas educacionais e a crise econômica recente.
b) A desigualdade no Brasil tem relação com o seu passado histórico, político e o modelo econômico que se estabeleceu.
c) A desigualdade está concentrada apenas na região Norte do Brasil, uma vez que nas demais regiões brasileiras esse processo se limitou às populações rurais.
d) O aprofundamento da desigualdade tem relação com a organização da legislação trabalhista do Brasil no Governo Vargas.
e) A desigualdade foi aprofundada a partir da Constituição de 1988, que manteve a ampla maioria dos trabalhadores rurais sem direitos previdenciários e de acesso à saúde.
RESPOSTA:
Letra B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário