PESQUISAR ESTE BLOG

Questão de Geografia - Leia o texto e resolva as questões. China: uma superpotência?

Leia o texto e resolva as questões. China: uma superpotência? “[...] se o modelo chinês foi bem-sucedido em conduzir o país da quase insignificância para o patamar de grande potência, agora o desafio é qualitativamente diferente: de grande potência para superpotência. Isso significa ir além de crescer, reproduzir tecnologias existentes e ter um grande peso econômico e político. É preciso ser capaz de criar e difundir tecnologia de ponta, ser aceito como modelo e liderança e projetar seu poder político e militar em qualquer parte do mundo de acordo com suas necessidades.” COSTA, Antonio Luiz M. C. Carta na escola, p. 41. Edição n. 42, dez. 2008 a jan. 2010. 
a) Apresente dados e informações que demonstrem a importância da China no cenário internacional. 
b) Discuta as relações da China com o continente africano. 
c) Comente a importância da Organização de Cooperação de Shangai e do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (BAII) no contexto geopolítico atual.

a) A China detém arsenal nuclear, é a segunda economia do mundo, membro do Conselho de Segurança da ONU e possui o segundo maior orçamento militar do planeta. Abriga, também, o maior contingente populacional do globo – mais de 1,37 bilhão de habitantes –, o que lhe garante grande potencial de mercado e a formação da maior força armada do mundo (mais de 2,3 milhões de pessoas). 

b) A China mantém relações pragmáticas com países africanos, evitando qualquer enfrentamento ideológico ou moral. Importa desses países petróleo, ferro, cobre e algodão e realiza investimentos no continente por meio de diversas empresas, principalmente a PetroChina, hoje uma das maiores do mundo. Além de ampliar suas exportações para a África, tem investido em meios de transporte, usinas de energia e sistemas de telecomunicações e adquirido amplas áreas de terras agricultáveis em países do continente. 

c) A Organização de Cooperação de Shangai (OCS) é formada por China, Rússia e quatro países da Ásia Central (Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão e Uzbequistão). Tem o objetivo de estreitar a cooperação política, econômica e militar em ações de defesa e combate ao terrorismo entre os países-membros. Alguns analistas indicam que essa organização pode ser um contraponto militar à Otan. O Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (BAII) é a grande iniciativa chinesa capaz de fazer frente às atribuições que hoje pertencem apenas ao Banco Mundial. Destinará seus investimentos para financiar obras de infraestrutura de países emergentes asiáticos. O banco de investimento foi formado com a adesão de 56 países, entre eles as principais nações europeias e o Brasil.

Nenhum comentário: