PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 12 de outubro de 2021

Questão de História - (Unespar 2018) “Três morrem em marcha de supremacistas brancos nos EUA

3 – (Unespar 2018) “Três morrem em marcha de supremacistas brancos nos EUA
Pelo menos três pessoas morreram neste sábado (12) em Charlottesville, uma cidade universitária de 47 mil habitantes no Estado da Virgínia que virou palco simultâneo da maior manifestação de supremacistas brancos do passado recente dos EUA e de um protesto antirracismo [...] A manifestação deste sábado foi convocada por grupos supremacistas brancos para protestar contra a decisão de retirar uma estátua do general Robert E. Lee (1807-70) de um parque local. Lee comandou as tropas confederadas na Guerra Civil dos EUA (1861-65), quando os Estados do Sul lutaram para se separar do Norte abolicionista e manter seus escravos. A decisão segue a de outras cidades do Sul de retirarem símbolos confederados, que remetem ao passado escravocrata do país, de prédios e parques públicos [...] Um pequeno grupo que se identificava como milícia, vestido com roupas camufladas, carregava escudos e armas de grosso calibre. Já os manifestantes antirracismo marcaram um contraprotesto diante de uma estátua do presidente Thomas Jefferson (1743-1826), que fundou a universidade e cuja fazenda fica nos arredores. Quando os grupos se cruzaram, houve troca de agressões, arremessos de objetos e uso de gás pimenta. A polícia ordenou toque de recolher. Os supremacistas – que já haviam realizado uma marcha na noite anterior com tochas e palavras de ordem contra negros, homossexuais, judeus e imigrantes – planejavam atrair 6.000 pessoas. Após um site de locação de quartos para hóspedes boicotar os interessados em comparecer, conseguiram reunir algumas centenas. Os organizadores são ligados à chamada “alt-right” (direita alternativa, bastante vocal após a eleição de Trump) e alegam que o avanço dos direitos civis para minorias levará à sua extinção”. Folha de São Paulo, 13/08/2017. 
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/08/1909433-extremadireita-e-grupos-antiracismo-se-enfrentam-em-confronto-nos-eua.shtml. Acesso em 14 de agosto de 2017.

Com base no trecho acima e nos conhecimentos históricos, considere as alternativas: 
I – Os monumentos, como as estátuas mencionadas na reportagem, podem ser entendidos como artefatos para homenagear e preservar certos valores e/ou ações na época de sua confecção e para gerações futuras. 
II – Os conflitos em Charlottesville têm raízes históricas e nos remetem a eventos como a Guerra de Secessão, nos EUA, e o Holocausto, na Alemanha. 
III – A retirada da estátua do general Robert E. Lee é resultado de uma reinterpretação do passado à luz de novos princípios e condutas desejados por determinados grupos no presente. 
IV – O passado escravocrata de países como os Estados Unidos e o Brasil foi simbólica e legalmente encerrado no século XIX, período em que os preconceitos raciais foram socialmente abolidos. 

A) Apenas I e II estão corretas. 
B) Apenas III e IV estão corretas. 
C) Apenas I, II e III estão corretas. 
D) Apenas II e IV estão corretas. 
E) Todas estão corretas.

RESPOSTA:
Letra C.

Nenhum comentário: