PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Questão de Geografia - Qual é a origem dos conflitos entre árabes e judeus na Palestina?

Qual é a origem dos conflitos entre árabes e judeus na Palestina? O que representa a decisão estabelecida em 2012 pela Assembleia Geral das Nações Unidas?

RESPOSTA:
O conflito entre árabes e judeus na Palestina teve origem com a criação do Estado de Israel, em 1948, e a não criação de um Estado árabe na região, como previa o plano de partilha da ONU de 1947. A decisão de instalar Israel na região que na época era ocupada majoritariamente por árabes foi motivada por razões históricas, relacionadas ao local onde viveram os ancestrais dos judeus. Com a criação do novo Estado, grande parte dos palestinos que ali vivia se refugiou na Faixa de Gaza, na Jordânia, na Síria, no Líbano, no Iraque e no Egito. A proposta de criação do Estado de Israel foi aceita pela Assembleia Geral da ONU, mas rejeitada pelos árabes palestinos e por países próximos, como Egito, Síria, Iraque, Líbano e Jordânia. A partir de 1948, os conflitos se multiplicaram. Em 2012, a Assembleia Geral das Nações Unidas reconheceu a Palestina como Estado observador, o que poderá representar um passo rumo à paz e à estabilidade política na região. 

LEIA TAMBÉM:

A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 (A) - ATIVIDADE 02 (B) - ATIVIDADE 03 - ATIVIDADE 04  - ATIVIDADE 05  - ATIVIDADE 06 - 

Nenhum comentário: