PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Questão de Geografia - A imagem de satélite deixa em destaque os 3 países da América Platina

2 - A imagem de satélite deixa em destaque os 3 países da América Platina (Argentina, Paraguai e Uruguai). Para cada um deles indique: sua capital, os idiomas falados e em que se baseia sua economia.
RESPOSTA:

Argentina
Capital: Buenos Aires
Idioma (oficial): Língua castelhana
Economia: A economia Argentina é baseada principalmente na agricultura e na pecuária. A produtividade da agricultura Argentina está entre as mais altas do mundo. O país é um grande produtor e exportador de cereais, sendo o seu principal produto o trigo. A exportação de produtos derivados da pecuária, como a carne de gado e a lã, é de grande importância para a economia argentina. As técnicas de refrigeração e de processamento da carne são referências positivas do setor. A indústria pesqueira, apesar de seu potencial, não é muito explorada. Merluzas e lulas são os destaques da pesca na Argentina.

Paraguai
Capital: Assunção
Idioma: Língua guarani e Língua castelhana
Economia: Possui uma economia liberal de mercado, mas o que mais se destaca é a economia informal, da qual sobrevive uma boa parte da população daquele país. A economia informal não só afeta a economia local, como também faz parte do circuito exportador aos países vizinhos: o contrabando. A economia é uma trava para o desenvolvimento do Paraguai e é alimentada pela incerteza política, a corrupção, a falta de reformas econômicas, as dívidas (externa e interna) e a falta de infra-estrutura. O Paraguai é um país de serviços, eles são responsáveis por 60% do PIB, mas é um dos poucos países do mundo em que a agricultura, com 21%, contribui mais do que a indústria (19%).

Uruguai
Capital: Montevidéu
Idioma: Língua castelhana
Economia: A economia do Uruguai é baseada principalmente no setor agropecuário, sendo que a exportação é o principal destino desses produtos. A criação de bovinos e ovinos e a exportação dos produtos advindos dessa atividade, como carne, lã e couro, são de grande importância para a economia Uruguaia. Na agricultura, os produtos mais produzidos são o trigo, o arroz e a soja. A moeda do Uruguai é o peso uruguaio.


Nenhum comentário: