PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 18 de julho de 2021

Questão de Filosofia - UFU 2º Dia 2016/2 - [...] na produção social da própria vida, os homens contraem relações determinadas

UFU 2º Dia 2016/2 - [...] na produção social da própria vida, os homens contraem relações determinadas, necessárias e independentes de sua vontade, relações de produção estas que correspondem a uma etapa determinada de desenvolvimento das suas forças produtivas materiais. 
MARX, K. Para a crítica da economia política. Tradução de José Arthur Giannotti e Edgar Malagodi. In: ______. Marx, volume 1. São Paulo: Nova Cultural, 1987. p. 1-157. p. 29. Coleção ―Os Pensadores‖. 

Considerando a afirmação apresentada, assinale a alternativa correta acerca da interpretação do pensamento de Marx. 
a) As relações sociais decorrem das relações de produção material estabelecidas entre os indivíduos; elas são as bases da sociedade civil e equivalem à sua estrutura econômica, que determina a superestrutura jurídica e política. 
b) As relações materiais são subordinadas à cultura de um determinado povo, que, graças à sua consciência histórica, é capaz de estabelecer os modos de produção em conformidade com os valores espirituais ditados pela razão absoluta. 
c) A sociedade civil é a expressão jurídica de um povo, cuja realidade é determinada pelo grau de desenvolvimento espiritual que orienta as ações humanas e subordina as forças produtivas aos valores culturais contidos na religião, na arte e na política. 
d) O modo de vida espiritual de um povo condiciona o processo geral da vida, inclusive as relações materiais de produção, por isso a consciência dos homens determina o ser social, e toda mudança depende exclusivamente da consciência.

RESPOSTA:
Letra A.

O pensamento marxista defende que as relações sociais se construíram historicamente com base na produção e aquisição de bens materiais, pensamento conhecido como Materialismo Histórico. Somado a isso, Karl Marx defende que a sociedade capitalista é constituída de dois grupos sociais que convivem antagônica e conflituosamente, os proprietários dos meios de produção, chamados de burgueses, e os vendedores da força de trabalho, intitulados de proletariados.

Nenhum comentário: