PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 1 de março de 2021

Questões de Geografia do COLUNI / UFV 2021 - com gabarito

31. Observe o mapa do Brasil abaixo.

Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_pontos_extremos_e_fronteiras.pdf. 
Acesso em: 22 nov. 2020.
Considerando a interpretação do mapa e os conhecimentos geográficos necessários, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Os pontos extremos do norte e do sul do Brasil adotam o mesmo fuso horário.
b) A maior parte do território brasileiro está localizada no hemisfério sul e na zona tropical.
c) O Brasil é um país de grande extensão, cortado pelas linhas do Equador e do Trópico de Capricórnio.
d) A escala desse mapa não permite representação detalhada das áreas.

32. Observe e analise o mapa a seguir.
Com base no mapa e nos conhecimentos geográficos, é CORRETO afirmar que:
a) o mapa mostra apenas o desmatamento na região Norte e não inclui o Maranhão, pertencente à subregião Meio-Norte do nordeste brasileiro, com predominância de atividades extrativas.
b) o estado do Tocantins é o que apresenta maior taxa de desmatamento, fato associado ao intenso processo de urbanização ocorrido após 1988, como consequência do desmembramento com o estado de Goiás.
c) as áreas mais desmatadas estão localizadas nos estados de Rondônia, Mato Grosso, Pará e Maranhão, que representam espaços de intensos conflitos pela posse da terra e expansão da fronteira agrícola.
d) os estados do Acre, Roraima e Amapá, que possuem a menor densidade demográfica, são espaços ocupados apenas pela Floresta Amazônica e não possuem áreas de desmatamento.


33. Leia o texto a seguir e analise o mapa. 
“A Antártica é um continente muito especial, seu valor científico se deve a diversos fatores: fauna e flora desenvolvidas em condições extremas; geleiras que são colossais reservatórios de água doce e ainda possuem gases aprisionados que permitem que se faça uma reconstrução paleoambiental da Terra; relevos e solos que compõem paisagens únicas e com processos singulares, que permitem até mesmo que se façam comparações com as condições de outros planetas; clima extremo que caso seja alterado acarretará em influências na América do Sul.” 
LOPES, D.; et al. Estudos geográficos sobre a Antártica: geopolítica, solos, relevo e clima. Revista Ponto de Vista, Viçosa, v. 9, n. 1, p. 14. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/10237. Acesso em: 27 nov. 2020.

Mapa da Antártida. Disponível em: https://suportegeografico77.blogspot.com/2017/09/mapa-da-antartida.html. Acesso em: 01 dez. 2020.
Assinale a afirmativa INCORRETA sobre o continente antártico:
a) A Antártica tem função estratégica, rica em petróleo e outros recursos naturais, é um continente que, por convenção internacional, não pertence a nenhum país, constituindo bases de pesquisa para vários estudos.
b) O continente, de clima polar, caracteriza-se por temperaturas extremas, negativas na maior parte do ano, o que justifica, entre outros fatores, a presença de grandes geleiras.
c) A Antártica é cobiçada por vários países e, atualmente, alguns deles mantêm bases de pesquisas científicas espalhadas pelo continente, demonstrando interesses geopolíticos na região.
d) O continente é o habitat natural de ursos polares e de pinguins, une-se à Terra do Fogo por meio da Península Antártica, sendo margeado pelo Oceano Glacial Ártico.


34. Observe a imagem e leia o texto a seguir.


Disponível em: https://amitafamitaf.jusbrasil.com.br/noticias/254555887/desastre-em-mariana-foi-acidente-ou-crime-eprecipitado-avaliar-diz-ministro. Acesso em: 01 dez. 2020.

Tragédia de Mariana, 5 anos: sem julgamento ou recuperação ambiental [..].

Esperança, preparação para o inesperado, injustiça, tristeza e revolta. Nesta quinta-feira (05/11/2020), o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), completa cinco anos […]. A barragem da Samarco, cujas donas são a Vale e BHP Billiton, rompeu-se na tarde do dia 5 de novembro de 2015, provocando 19 mortes. Além de destruir casas, o mar de lama devastou o Rio Doce e atingiu o oceano no Espírito Santo. Nestes mais de 1,8 mil dias, os responsáveis pela tragédia não foram julgados. Em 2019, o crime de homicídio foi retirado do processo. As mortes provocadas pelo rompimento da barragem foram consideradas pela Justiça como consequência da inundação causada pelo rompimento. Durante este período, as comunidades destruídas não foram reconstruídas e ainda faltam respostas para a recuperação do meio ambiente. [...]
Disponível em: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2020/11/05/tragedia-de-mariana-5-anos-sem-julgamentoourecuperacao-ambiental-5-vidas-contam-os-impactos-no-periodo.ghtml.
 Acesso em: 01 dez. 2020. (Adaptado).

Sobre a tragédia de Mariana, é CORRETO afirmar que:
a) ocorreu na região sul de Minas Gerais, banhada pela bacia do Rio Doce, que é fortemente influenciada pelo clima subtropical em função da altitude de seu relevo.
b) ao verem soterrados os distritos Paracatu de Baixo e Bento Rodrigues, as pessoas que ali viviam perderam também a referência de lugar. 
c) a tragédia de Mariana impactou negativamente apenas os pequenos agricultores e os proprietários rurais que tinham suas terras ao longo do Rio Doce no estado de Minas Gerais. 
d) o impacto ambiental dessa tragédia não provocou grandes danos marinhos na foz do Rio Doce, localizada no estado do Espírito Santo, porque as correntes marinhas levaram e depositaram os rejeitos em alto-mar.

GABARITO
31  - ANULADA
32  - C
33 -  D
34 - B

Nenhum comentário: