PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 21 de março de 2021

Questão PET - (UFRRJ) O envelhecimento da população está mudando radicalmente

2 - (UFRRJ) O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da população da Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar nas próximas décadas a 30% da população total. Graças aos avanços da medicina e da ciência, a população está cada vez mais velha. Isso ocorre em função do: 
a) Declínio da taxa de natalidade e aumento da longevidade. 
b) Aumento da natalidade e diminuição da longevidade. 
c) Crescimento vegetativo e aumento da taxa de natalidade. 
d) Aumento da longevidade e do crescimento vegetativo. 
e) Declínio da taxa de mortalidade e diminuição da longevidade.

Resposta: Letra A.
Comentário: 
a) Verdadeiro – O declínio da taxa de natalidade, aliado ao aumento da longevidade, promove uma mudança na pirâmide etária, em que a população adulta passa a se tornar maioria. 
b) Falso – O aumento da taxa de natalidade e a redução da expectativa de vida (longevidade) de uma determinada população têm como consequência uma maioria de habitantes jovens. 
c) Falso – O crescimento vegetativo e o aumento da taxa de natalidade promovem a formação de uma população de maioria jovem. 
d) Falso – O crescimento vegetativo indica que houve uma grande quantidade de nascimentos, havendo, portanto, uma grande quantidade de crianças entre a população. 
e) Falso – O declínio da taxa de mortalidade é um dos fatores responsáveis pelo grande número de pessoas idosas. Entretanto, a diminuição da longevidade indica a redução da expectativa de vida.

Nenhum comentário: