2 - (UFRRJ) O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da população da Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar nas próximas décadas a 30% da população total. Graças aos avanços da medicina e da ciência, a população está cada vez mais velha. Isso ocorre em função do:
a) Declínio da taxa de natalidade e aumento da longevidade.
b) Aumento da natalidade e diminuição da longevidade.
c) Crescimento vegetativo e aumento da taxa de natalidade.
d) Aumento da longevidade e do crescimento vegetativo.
e) Declínio da taxa de mortalidade e diminuição da longevidade.
Resposta: Letra A.
Comentário:
a) Verdadeiro – O declínio da taxa de natalidade, aliado ao aumento da longevidade, promove uma mudança na pirâmide etária, em que a população adulta passa a se tornar maioria.
b) Falso – O aumento da taxa de natalidade e a redução da expectativa de vida (longevidade) de uma determinada população têm como consequência uma maioria de habitantes jovens.
c) Falso – O crescimento vegetativo e o aumento da taxa de natalidade promovem a formação de uma população de maioria jovem.
d) Falso – O crescimento vegetativo indica que houve uma grande quantidade de nascimentos, havendo, portanto, uma grande quantidade de crianças entre a população.
e) Falso – O declínio da taxa de mortalidade é um dos fatores responsáveis pelo grande número de pessoas idosas. Entretanto, a diminuição da longevidade indica a redução da expectativa de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário