PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 21 de março de 2021

Questão PET - A novela da Rede Globo "Caminho das Índias

4 - (UFAM) A novela da Rede Globo "Caminho das Índias" mostrou, na cena do dia 23 de maio, a seguinte situação: "Após ganhar alguns presentes e flores de Ramiro, Melissa fica muito desconfiada da atitude 'bondosa' e pega o carro dele para ver no GPS os lugares que o marido foi - assim, descobre que o presidente da Cadore estacionou o carro em frente ao prédio de Gaby tarde da noite". 
Disponível em: http://www.tudoagora.com.br/noticia/19231/Novelas-da-Globo-Caminho-das-Indias-Melissa-descobre-traicao-deRamiro-eagride-Gaby.html . Acesso em: 17 jan. 2021. 

Sobre o GPS, leia as assertivas abaixo e assinale somente as que estão CORRETAS: 
I. O GPS é considerado, atualmente, a mais moderna e precisa ferramenta de determinação da posição de um ponto da superfície terrestre. É um termo em inglês que significa Global Positioning System. 
II. O GPS permite apenas o monitoramento de deslocamentos realizados em pequenas distâncias de um ponto para outro, em linha reta. 
III. O GPS é um instrumento de orientação utilizado apenas em automóveis importados. 
IV. O GPS representa uma tecnologia desenvolvida inicialmente para fins bélicos. Foi durante a Guerra do Golfo que sua aplicação obteve sucesso. 
V. GPS é um sistema que se baseia na utilização de mapas e cartas milimetricamente representadas em um gráfico de escalas pequenas. 
a) Apenas I e IV são corretas. 
b) Apenas II e V são corretas. 
c) Apenas I e III são corretas. 
d) Apenas II e III são corretas. 
e) Apenas IV e V são corretas

Resposta: Letra A.

Comentário: 
I. Verdadeiro – O GPS permite o monitoramento de qualquer ponto da superfície terrestre, sua sigla significa Global Positioning System que, em português, significa “Sistema de Posicionamento Global”. 
II. Falso – O GPS permite o monitoramento de qualquer tipo de deslocamento, independente de sua trajetória ou distância. 
III. Falso – O GPS é um acessório que pode ser instalado em qualquer tipo de veículo ou até mesmo ser usado em mãos. 
IV. Verdadeiro – A Guerra do Golfo foi um grande exemplo da dimensão militar dos Sistemas de Informações Geográficas, incluindo o GPS. 
V. Falso – O GPS não se utiliza de cartas e mapas, mas de imagens de satélites.

Nenhum comentário: