PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 17 de março de 2021

Questão PET - Os domínios morfoclimáticos representam a interação e a integração do clima

4 - Os domínios morfoclimáticos representam a interação e a integração do clima, relevo e vegetação que resultam na formação de uma paisagem passível de ser individualizada. Segundo Aziz Ab´Saber, existem sete domínios morfoclimáticos no Brasil em função de sua extensa área com grande luminosidade e disponibilidade hídrica. Em relação a essa temática, assinale a alternativa que apresenta a caracterização adequada. 
a) Domínio da Amazônia - mais extenso do país; caracterizado por terras baixas; predomínio do clima tropical semi úmido com temperaturas acima dos 25°C; elevado intemperismo químico; é o Ecossistema mais rico do planeta. 
b) Cerrado - situado no planalto central; clima tropical; incêndios naturais; estima-se que seja responsável por 25% da biodiversidade mundial, é um hotspot e um local com expansão da monocultura de café. 
c) Caatinga - situada na depressão sertaneja; é um dos biomas mais seriamente afetados; inserida na área de expansão agropecuária e fruticultura, tem uma vegetação xerófila com clima árido. 
d) Mares de morros - predomínio da Mata Atlântica; presença de formas aciculifoliadas em meia laranja ou serras; formada pelas terras baixas do Sudeste; possui estruturas cristalinas. 
e) Araucária - formada por planaltos da região sul do país; áreas de clima subtropical com temperaturas médias de 25°C e chuvas mal distribuídas; vegetação heterogênea e folhas aciculifoliadas; resta apenas 4% da vegetação original, de acordo com o IBAMA; utilização da agricultura (terra roxa) e pecuária intensiva.

Resposta: Letra C.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...