PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 18 de março de 2021

Questão PET - Belo Monte será a maior hidrelétrica totalmente brasileira

Belo Monte será a maior hidrelétrica totalmente brasileira, considerando que a Usina de Itaipu é binacional (em sociedade com o Paraguai), e a terceira maior do mundo. [...] A instalação de Belo Monte é uma das mais polêmicas da história do país. O empreendimento, [...] divide a opinião de especialistas e causa protestos em grupos ambientalistas [...] (Adaptado de: . Acesso em: 17 jan. 2021) 
Um dos motivos que provocam polêmica em relação à hidrelétrica de Belo Monte é o fato de que: 
a) a inundação de vasta área colocará em risco a biodiversidade da região e afetará aldeamentos indígenas e a vida de milhares de ribeirinhos. 
b) a região onde a usina será instalada apresenta condições naturais pouco favoráveis, pois é serrana e o clima predominante é semiárido, com baixo nível de chuvas anuais. 
c) apesar de seu tamanho, a energia produzida não será suficiente para abastecer as capitais mais próximas, como são exemplos Manaus e Cuiabá. 
d) os recursos para sua construção são estrangeiros, o que contraria a legislação brasileira que considera a produção de energia uma atividade estratégica e, portanto, nacional.

Resposta: Letra A.

Nenhum comentário: