PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 21 de março de 2021

Questão PET - (UFPE - adaptada) Um estudo sobre a dinâmica e a distribuição da população

(UFPE - adaptada) Um estudo sobre a dinâmica e a distribuição da população de uma determinada área é realizado a partir do conhecimento e da compreensão dos seus indicadores demográficos. Em relação a alguns desses indicadores, analise as proposições abaixo, assinalando V para as afirmações VERDADEIRAS e F para as FALSAS. 
( ) A densidade demográfica é obtida a partir da divisão da superfície territorial de um lugar pela sua população absoluta. 
( ) O crescimento vegetativo é calculado com base nas taxas de natalidade, mortalidade e migração. 
( )  O superpovoamento de uma área não é identificado apenas pela densidade demográfica, mas também pelas condições socioeconômicas existentes. 
( ) A taxa de mortalidade infantil identifica o número de óbitos de crianças menores de um ano. 
( ) A taxa de fecundidade é um indicador populacional que influencia diretamente o comportamento de um outro indicador, o da natalidade.

Respostas:
(F) – A densidade demográfica é calculada de forma contrária ao apresentado na afirmativa: divisão da população absoluta pela superfície territorial. 
(F) – O crescimento vegetativo é calculado apenas utilizando as taxas de natalidade e mortalidade, portanto, não inclui as taxas de migração. 
(V) – O superpovoamento ocorre quando o número de habitantes é muito elevado e quando não existem condições sociais e estruturais para atender às suas necessidades. 
(V) – A taxa de mortalidade infantil está relacionada com o número de crianças com até 1 ano de idade que não conseguiram sobreviver. 
(V) – A taxa de fecundidade – o número médio de filhos por mulher em um determinado período – influencia, obviamente, o número de nascimentos e interfere nas taxas de natalidade. Voltar a questão

Nenhum comentário: