(UFPE - adaptada) Um estudo sobre a dinâmica e a distribuição da população de uma determinada área é realizado a partir do conhecimento e da compreensão dos seus indicadores demográficos. Em relação a alguns desses indicadores, analise as proposições abaixo, assinalando V para as afirmações VERDADEIRAS e F para as FALSAS.
( ) A densidade demográfica é obtida a partir da divisão da superfície territorial de um lugar pela sua população absoluta.
( ) O crescimento vegetativo é calculado com base nas taxas de natalidade, mortalidade e migração.
( ) O superpovoamento de uma área não é identificado apenas pela densidade demográfica, mas também pelas condições socioeconômicas existentes.
( ) A taxa de mortalidade infantil identifica o número de óbitos de crianças menores de um ano.
( ) A taxa de fecundidade é um indicador populacional que influencia diretamente o comportamento de um outro indicador, o da natalidade.
Respostas:
(F) – A densidade demográfica é calculada de forma contrária ao apresentado na afirmativa: divisão da população absoluta pela superfície territorial.
(F) – O crescimento vegetativo é calculado apenas utilizando as taxas de natalidade e mortalidade, portanto, não inclui as taxas de migração.
(V) – O superpovoamento ocorre quando o número de habitantes é muito elevado e quando não existem condições sociais e estruturais para atender às suas necessidades.
(V) – A taxa de mortalidade infantil está relacionada com o número de crianças com até 1 ano de idade que não conseguiram sobreviver.
(V) – A taxa de fecundidade – o número médio de filhos por mulher em um determinado período – influencia, obviamente, o número de nascimentos e interfere nas taxas de natalidade. Voltar a questão
Nenhum comentário:
Postar um comentário