PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 21 de março de 2021

Questão PET - Leia o texto e responda: O menino João e sua família

1 – Leia o texto e responda: O menino João e sua família 
João é um menino muito esperto. Um dia a professora perguntou a ele onde morava antes de vir para a cidade, pois a professora havia percebido o jeito de João falar, através do sotaque. E ele explicou assim: 
- Minha família e eu morávamos na cidade de Juazeiro, localizada no interior da Bahia. A nossa vida lá não estava fácil porque meu pai não conseguia emprego. Um dia ele recebeu um telefonema do irmão dele, meu tio Pedro, que disse a ele para vir para Itaúna, porque tinha conseguido um emprego para meu pai. Foi muito difícil para meu pai tomar a decisão de ser um migrante. Mas aqui estamos, e muito felizes. 
Sabem o que aprendi, professora e colegas? Antes eu morava no estado da Bahia e agora moro no estado de Minas Gerais, mas continuo no Brasil. Sabem por que estou feliz? Porque tenho um outro tio que mora na Argentina e que também ligou para meu pai oferecendo emprego, quase que...
Ah! Que pena, aqui não tem mar. A professora ficou encantada com a explicação de João e disse à turma: João e sua família encontraram em nosso município, Itaúna, pessoas que cuidam para que todos vivam bem. Essas pessoas são responsáveis por dar vida digna aos moradores de uma cidade. Vamos aprender quem são estas pessoas? 

A) Qual foi o motivo para a família de João ter que mudar de cidade? 
B) O que fez a professora perguntar ao João de onde ele tinha vindo? 
C) E você? Tem uma história para contar também sobre ter que mudar de cidade? Se sim, conte um pouco.

RESPOSTAS:
A) A vida deles não estava fácil em Juazeiro (Bahia) porque seu pai não conseguia emprego. O tio de João arrumou um emprego para seu pai em Itaúna (Minas Gerais). Por isso eles mudaram de Juazeiro para Itaúna.
B) Ela havia percebido que o sotaque dele era diferente.
C) Resposta pessoal. 
Sugestão: pergunte aos seus pais, avós, tios, uma história sobre quando tiveram de mudar de cidade por algum motivo e escreva a resposta deles no caderno. Caso você já tenha mudado de cidade pode contar a sua história também.

Nenhum comentário: