PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 4 de fevereiro de 2023

Questão de História - FGV-SP 2023 - O trono inglês teve suas primeiras rainhas governantes no século XVI. Joana Grey foi deposta em nove dias.

FGV-SP 2023 - O trono inglês teve suas primeiras rainhas governantes no século XVI. Joana Grey foi deposta em nove dias. Maria I reinou por cinco anos, sendo sucedida por Isabel I, que ocupou o trono por mais de 44 anos. O reinado de Maria I (1553-1558) foi marcado por muitas turbulências políticas devido: 
a) Às tensões religiosas que dividiam a sociedade inglesa e por sua ligação com o Catolicismo e com a monarquia espanhola, rival da Inglaterra. 
b) Ao seu projeto de centralização monárquica, rever - tendo a participação que a nobreza havia alcançado durante o reinado de Henrique VIII. 
c) À sua proximidade com mercadores e banqueiros de origem judaica, que afetava os interesses do Tribunal do Santo Ofício na Inglaterra. 
d) Ao seu projeto de colonização da América com o apoio dos puritanos e calvinistas ingleses. 
e) Às tentativas de reforma social, que afetariam os interesses da nobreza e do alto clero na Inglaterra.

RESPOSTA:
Letra A.

Maria I, filha de Henrique VIII com sua primeira esposa, Catarina de Aragão, assume o trono e busca desfazer a reforma protestante empreendida por seu pai e continuada por seu irmão Eduardo VI. Anulou medidas que agradavam à burguesia e à nobreza, beneficiadas com a implantação do anglicanismo. Perseguiu seus inimigos e os protestantes com extremo rigor, o que lhe valeu o epíteto de “Maria, a sanguinária”. Casou-se com Felipe II da Espanha, passando a ser chamada de “Rainha Consorte da Espanha”. As ligações com o reino inimigo também contribuíram para o desgaste do seu reinado.

Nenhum comentário: