PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 14 de janeiro de 2023

Vegetação de Minas Gerais

Originalmente, a cobertura vegetal de Minas Gerais era constituída por dois biomas principais: Cerrado e Mata Atlântica, apresentando todas as suas fitocenoses.

O Cerrado (campo limpo, cerrado, mata seca, campo rupestre) ocorre em praticamente metade de Minas Gerais, principalmente no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Oeste, Metropolitana de BH, Central Mineira, Nordeste, Noroeste e Norte de Minas. A fauna é representada principalmente pelo tamanduá, tatu, anta, jibóia, cascavel e o cachorro-do-mato, lobo-guará, veado-campeiro, o mico-estrela e o pato-mergulhão.

A Mata Atlântica ocupava a segunda maior área de ocorrência em Minas Gerais, nas regiões da Zona da Mata, Campos das Vertentes, Sul, Metropolitana de BH, Vale do Rio Doce e Vale do Mucuri. Foi fortemente devastada, ocorrendo atualmente em áreas restritas.

Lagoa Dom Helvécio, no interior do Parque Estadual do Rio Doce,
maior reserva de Mata Atlântica do estado.

Os Campos Rupestres são típicos das terras altas do estado, ocorrendo nos pontos mais elevados das serras da Mantiqueira, do Espinhaço e da Canastra.

A Mata Seca é uma fitocenose do bioma Cerrado, ocorrendo sobre formações calcárias da Formação Bambuí, notadamente na depressão Sanfranciscana.

Nenhum comentário: