O relevo uruguaio é caracterizado por sua baixa altitude, dividido em duas grandes áreas estruturais: as peneplanícies e as planícies . Representa uma zona de transição entre a planície pampeana e o escudo brasileiro.
Embora a altura média de 140 m de altitude possa ser considerada baixa, o relevo não corresponde a uma planície típica, dada a presença quase constante de coxilhas e serras; esse tipo de relevo é chamado de peneplanície . As elevações estão associadas a dois sistemas: a Coxilha de Haedo, , ao norte do rio Negro , e a Coxilha Grande , ao sul deste. Desses dois sistemas ramificam outras coxilhas de menor tamanho e elevação.
O ponto mais alto é Cerro Catedral ou Cerro Cordilheira, localizada no Departamento de Maldonado , com 514 metros. Outras elevações destacadas são o Cerro de las Ánimas e o Pan de Azúcar em Maldonado, a Arequita em Lavalleja , a de Montevidéu com sua fortaleza histórica e da qual se supõe que deriva o nome da cidade, e o Batoví , perto do Iporá balneário , em Tacuarembó .
As planícies ou planícies geralmente possuem solo formado por sedimentação e muito fértil. Encontram-se principalmente na costa do rio Uruguai, na costa do rio da Prata e na costa atlântica, esta última estendendo-se até a lagoa Merin e as bacias dos rios Olimar e Cebollatí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário