PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Relevo da Estônia

A Estônia está localizada ao norte da Europa, limitando-se ao norte com o golfo da Finlândia, na ilha de Vaindloo, e ao sul com a Letônia, próximo à Mõniste, Võrumaa. A oeste depara-se com o mar Báltico, à ilha de Nootamaa e no leste o ponto extremo é Narva, Ida-Virumaa, na divisa com a Rússia.

A maioria do território se localiza entre 75 e 100 m acima do nível do mar, sendo o ponto mais alto o monte Munamägi a 317 m. Os planaltos ocupam praticamente todo o território do sul, enquanto as planícies (majoritárias em quase metade do território) são encontradas no oeste.

São nas planícies que se encontram os lagos estonianos, em tal quantidade que ocupam 4,7% do território. O território estoniano pode ser dividido, então, em quatro bacias: 
  • Lago Peipus (38%); 
  • Golfo da Finlândia (21%); 
  • Golfo de Riga (32%); 
  • Ilhas do oeste da Estónia (9%).

Lago Peipus, o maior lago da Estônia, situado na fronteira entre a Estônia e a Rússia.

Do lago Peipsi ao golfo da Finlândia, corre o maior e mais importante rio da Estônia, o Narva. Mas só o Emajõgi é navegável. Outros rios importantes são o Pärnu, Pirita, Ahja e o Võhandu.

Em todo o território pode-se encontrar cerca de 1 200 lagos, resultantes do degelo do mar Báltico no fim da era glacial, e grande parte se encontra nos planaltos do Sul, em Vaaremaa e um pouco em Pandivere. Mais complexos de lagos podem ser encontrados ao longo de todo o território. Na grande maioria são lagos pequenos, sendo considerados grandes apenas o Peipsi e o Võrtsjärv, e apenas 42 têm mais do que 1 km². Quanto à profundidade a maioria também não passa de 20 m. O mais profundo é o Rõuge Suurjärv com 38 m de profundidade.

O solo fértil dessa região contribuiu para o surgimento de grandes florestas, de natureza boreal como as florestas russas e finlandesas, importantes para a economia do país, em parte baseada na madeira.

Nenhum comentário: