PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Geografia de São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe é um país insular de língua portuguesa no Golfo da Guiné , ao largo da costa equatorial ocidental da África Central .

As duas ilhas que compõem o que se chama São Tomé e Príncipe foram formadas há 30 milhões de anos durante o Oligoceno, devido à atividade vulcânica em águas profundas ao longo da linha vulcânica dos Camarões . Os solos vulcânicos desenvolvidos a partir de basaltos e fonólitos, que datam de 3 milhões de anos, têm sido usados ​​para plantações desde os tempos coloniais.

Vista da Praia Inhame , distrito de Caué , São Tomé.

As ilhas de São Tomé e Príncipe, situadas no Atlântico equatorial e no Golfo da Guiné a cerca de 300 e 250 km, respectivamente, da costa noroeste do Gabão, constituem o segundo menor país da África. Ambos fazem parte da linha montanhosa vulcânica dos Camarões , que também inclui as ilhas de Ano-Bom a sudoeste, Bioko a nordeste (ambas parte da Guiné Equatorial) e o Monte Camarões na costa do Golfo da Guiné.

A Ilha de São Tomé tem 50 km de comprimento e 30 km de largura e é a mais montanhosa das duas ilhas. O seu ponto mais alto é o Pico de São Tomé, com 2.024 metros de altitude. A Ilha do Príncipe tem cerca de 30 km de comprimento e 6 km de largura. O seu ponto mais alto é o Pico de Príncipe, com 948 metros de altitude .

Córregos rápidos que descem pelas montanhas através de florestas exuberantes e terras de cultivo até o mar atravessam ambas as ilhas. A linha do Equador situa-se imediatamente a sul da ilha de São Tomé, passando pelo ilhéu Ilhéu das Rolas .

Nenhum comentário: