PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Características físicas da Eslovênia

A  Eslovênia contém 4 principais zonas fisiográficas. Os alpes são uma delas, ocupando 40% da área territorial. No norte e noroeste, ao longo da fronteira com a Áustria e a Itália, estão os altos alpes, onde é possível encontrar o ponto culminante do país, o monte Triglav, com 2.864 metros de altitude. Em menor altitude comparado aos altos alpes, é possível encontrar uma região subalpina, na qual se destaca a serra de Pohorje, localizada ao sul do rio Drava. Ao sul dessa região, está situada a capital, assim como a cidade industrial de Kranj. Outra região fisiográfica é o Kras, ou Karst, na região sudoeste do país, caracterizada pelas cavernas e rios subterrâneos. Embora contenha 25% do território nacional, abriga apenas uma pequena parte da população eslovena. A região da subpanônia é uma área fértil, localizada no leste e nordeste da Eslovênia, que inclui os vales dos rios Sava, Drava e Mura. Abriga as cidades de Maribor e Celje. A última região é denominada Primorska, e consiste do litoral esloveno, abrigando a principal cidade portuária do país, Koper.

Vista dos montes Prisojnik e Razor, nos Alpes Julianos.

A maior parte dos rios eslovenos flue em direção ao rio Danúbio. O rio Sava origina-se nos Alpes Julianos, passando por Ljubliana em direção à Croácia, seu vale servindo como corredor ferroviário que vai à Zagreb e Belgrado. O rio Drava entra na Eslovênia pelo estado austríaco da Caríntia, e o Mura pela Estíria. Ambos convergem na Croácia, onde fluem, assim como o Sava, para o Danúbio. No oeste, o rio Soča origina-se abaixo do monte Triglav, e desagua no golfo de Veneza, na Itália. Devido ao terreno relativamente íngrimes do país, os rios têm curso rápido, o que cria potencial hidrelétrico. A poluição hídrica é um problema atual.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...