PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 3 de dezembro de 2022

Questão de Literatura - UFRN 2013 - Leia abaixo o trecho de O santo e a porca, de Ariano Suassuna.

UFRN 2013 - Leia abaixo o trecho de O santo e a porca, de Ariano Suassuna. 
EURICÃO — Ai, gritaram "Pega o ladrão!". Quem foi? Onde está? Pega, pega! Santo Antônio, Santo Antônio, que diabo de proteção é essa? Ouvi gritar ?Pega o ladrão!". Ai, a porca, ai meu sangue, ai minha vida, ai minha porquinha do coração! Levaram, roubaram! Ai, não, está lá, graças a Deus! Que terá havido, minha Nossa Senhora? Terão desconfiado porque tirei a porca do lugar? Deve ter sido isso, desconfiaram e começaram a rondar para furtá-la! É melhor deixá-la aqui mesmo, à vista de todos, assim ninguém lhe dará importância! Ou não? Que é que eu faço, Santo Antônio? Deixo a porca lá, ou trago-a para aqui, sob sua proteção? 
SUASSUNA, Ariano. O santo e a porca. 22. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2010. p. 97. 

Nessa passagem, a recorrência da interrogação é um recurso literário revelador da 
a) desconfiança da personagem em relação a Santo Antônio e a Nossa Senhora. 
b) perplexidade da personagem resultante da perda da proteção divina. 
c) angústia da personagem perante uma situação tragicômica. 
d) ironia da personagem mediante uma situação cômica.

RESPOSTA:
Letra C.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...