PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Exercício resolvido de Sociologia sobre o movimento negro

UFU 2019/2 - As desigualdades sociais, étnicas e culturais existentes no Brasil fazem com que exista uma mobilização de grupos, exigindo atendimento às necessidades humanas básicas, garantia de direitos e de deveres iguais. O movimento negro, após anos de debate e de luta por seu reconhecimento e por sua história, passou a ter uma data, 20 de novembro, para que esse debate fosse realizado e para mostrar a importância de refletir sobre a posição dos negros na sociedade. Contudo, o movimento negro ainda possui algumas bandeiras e pautas para realizar. Assinale a alternativa que contém somente reivindicações e pautas desse movimento. 
a) Cotas em universidades públicas, igualdade salarial entre gêneros e acesso igualitário à previdência social. 
b) Redistribuição de terras aos sem-terra, acesso igualitário às escolas e à educação superior e reconhecimento do casamento civil entre homossexuais. 
c) Fim da diferença salarial entre negros e brancos, acesso igualitário às escolas e à educação superior, preservação e reconhecimento da herança cultural afro-brasileira. 
d) Reforma agrária, combate às discriminações de gênero e à exploração do trabalhador urbano.

RESPOSTA:
Letra C.

O movimento negro, como um “novo” movimento social, tem pautas ligadas à causas identitárias e forte conteúdo ideológico e cultural. Sua organização está fortemente ligada aos fatores históricos que renegaram a essa minoria equidade nas oportunidades sociais, econômicas e culturais mantendo quase que intactas as desigualdades étnicas que marcaram o período colonial escravocrata. Nesse sentido, apesar desse movimento possuir uma vasta pauta de reivindicações que trazem intersecções com questões de gênero, terra e seguridade social, são reivindicações específicas desse movimento o fim da diferença salarial entre negros e brancos, acesso igualitário às escolas e à educação superior, preservação e reconhecimento da herança cultural afro-brasileira.

Nenhum comentário: