PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Exercícios de Física sobre Refração - com gabarito

Questão 01 - ENCCEJA 2019 - No Deserto do Saara, ocorrem fenômenos em que paisagens são modificadas pela ação direta da luz solar. Esse fenômeno é conhecido como miragem. Embora algumas pessoas acreditem ser alucinações, nada mais são do que um fenômeno físico real. O aquecimento sofrido pela areia faz com que o ar próximo se aqueça, diminuindo sua densidade, fazendo com que a luz se desvie, dando-nos a impressão de uma nova paisagem. 
Esse fenômeno físico é descrito como 
a) interferência 
b) refração 
c) reflexão 
d) difração

Questão 02 - UERR 2019 - Um raio de luz incide, desde o ar, na superfície de um líquido, penetrando neste e se desvia de sua direção. Este fenômeno descrito corresponde a um fenômeno luminoso de: 
a) refração. 
b) reflexão. 
c) polarização. 
d) interferência. 
e) difração.

Questão 03 - UFV 1996 - Sol é visível, mesmo quando se encontra abaixo da linha do horizonte, em decorrência da interação entre a luz e a atmosfera. O fenômeno envolvido no processo é a: 
a) difração. 
b) reflexão. 
c) absorção. 
d) interferência. 
e) refração.

Questão 04 - CESMAC 2019/1 - Quando um feixe de luz incide no olho humano, atinge primeiramente uma membrana fibrosa e transparente, denominada córnea, e muda a sua direção. Esse fenômeno de variação da direção do feixe de luz ao mudar de meio (do ar para a córnea) é chamado de: 
a) dispersão. 
b) reflexão. 
c) refração. 
d) atenuação. 
e) amplificação.

Questão 05 - CESMAC 2015/2 - Relatando uma viagem à região amazônica brasileira, a escritora americana Elizabeth Bishop escreveu em um artigo publicado em 1958: 

“Foi também uma pena não podermos ver os índios pegando peixes com arco e flecha; com extrema habilidade, eles conseguiam fisgar os peixes em água corrente, levando em conta a __________________ da imagem, não errando quase nunca.” 
[E. Bishop, “Prosa” (Companhia das Letras, 2014, São Paulo); tradução de P. H. Britto.] 

Assinale a seguir a palavra referente ao fenômeno óptico que se ajusta corretamente à lacuna deixada na sentença acima. 
a) refração 
b) frequência 
c) dispersão 
d) difração 
e) polarização

Questão 06 - UFPI 2001 - O arco-íris é o resultado de um efeito ondulatório da luz conhecido como: 
a) reflexão. 
b) refração. 
c) interferência. 
d) polarização. 
e) absorção.

GABARITO
01 - B
02 - A
03 - E 
04 - C
05 - A
06 - B

Nenhum comentário: