PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Questão de Geografia - Sobre o fim da União Soviética, responda às questões.

Sobre o fim da União Soviética, responda às questões. 
a) Quem representava a chamada linha-dura na União Soviética? O que ela tentou fazer em 1991? 
b) Podemos afirmar que o golpe da linha-dura fracassou? Por quê? 
c) Por que o governo de Gorbachev chegou ao fim, apesar do fracasso do golpe para destituí-lo do poder? 
d) Quais foram as três repúblicas soviéticas que conquistaram sua independência em 1991? O que aconteceu com as demais repúblicas?

RESPOSTA:
a) A chamada linha dura era representada por alguns militares de alta patente e importantes membros do Partido Comunista que desejavam manter a situação vigente nas últimas décadas. Elas tentaram aventar um golpe de Estado em 1991.

b) Sim, o golpe da linha dura fracassou em virtude da resistência popular.

c) O governo chegou ao fim, porque, ao fracassar o golpe, as diversas repúblicas venceram, e se tornaram países independentes. Ou seja, quando Gorbachev foi libertado, em 1991, o poder soviético já estava esvaziado e já não tinha mais autoridade. O poder de fato estava com o governo da Rússia, em primeiro lugar, e com os governos das outras repúblicas.

d) Em setembro de 1991, as três repúblicas bálticas – Lituânia, Letônia e Estônia – conquistaram sua independência, fato imediatamente reconhecido pela ONU, e pela maioria dos países, inclusive pela Rússia. As demais repúblicas ainda se mantiveram juntas durante algum tempo, até que se separaram definitivamente.

Nenhum comentário: