PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Exercício resolvido de Sociologia sobre o conceito de revolução

UNICENTRO 2013/2 - “A história das sociedades é marcada por uma série ininterrupta de reformas e revoluções, mas são estas últimas que assinalam momentos autênticos de busca de uma emancipação efetiva” (TOMAZINI, 2007). Segundo o autor, revoluções se diferenciam em: burguesas e populares. As ocorridas no século XVIII são chamadas de burguesas, por se tratar de movimentos liderados pela burguesia ascendente, enquanto as que eclodiram no século XX podem ser consideradas como populares, por que tiveram uma participação efetiva do povo. 
Sobre o conceito de Revolução, é possível afirmar que, EXCETO 
a) origina-se do latim revolutiò, ónis: ato de revolver. 
b) é um movimento de revolta sempre direcionada e capaz de concentrar toda a sociedade em nome de um bem comum que seja capaz de mudar a vida de todos. 
c) é uma grande transformação, mudança sensível de qualquer natureza, seja de modo progressivo, contínuo, seja de maneira repentina. 
d) é um movimento de revolta contra um poder estabelecido, e que visa promover mudanças profundas nas instituições políticas, econômicas, culturais e morais. 
e) as duas principais revoluções clássicas são: Revolução Industrial e a Revolução Francesa.

RESPOSTA:
Letra B.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...