PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Questão de Física - Marque a alternativa que justifica corretamente o fato de os aparelhos de ar-condicionado serem instalados sempre próximos ao teto

Marque a alternativa que justifica corretamente o fato de os aparelhos de ar-condicionado serem instalados sempre próximos ao teto dos ambientes passíveis de refrigeração. 
a) A instalação é feita na parte superior para que o ar frio mantenha-se próximo ao teto e deixe a sensação térmica do ambiente mais agradável. 
b) Se forem instalados em posições próximas ao chão, o tempo de resfriamento do ambiente será muito rápido, o que gera mudanças bruscas na temperatura e pode ocasionar problemas de saúde decorrentes de choques térmicos. 
c) Os aparelhos de ar-condicionado são instalados próximos ao teto a fim de garantir a ocorrência da convecção, na qual as massas de ar frio descem e dão lugar às massas de ar mais quente. 
d) Instalados em posições superiores, os aparelhos de ar-condicionado garantem a troca de calor por meio da condução térmica. 
e) Se os aparelhos forem instalados em posições próximas ao chão, o ambiente nunca será completamente refrigerado.

RESPOSTA:
Letra C.

O ar na região superior do recinto é resfriado primeiro, tornando-se mais denso que as massas de ar próximas ao solo. A diferença de densidade garante a descida do ar frio e a ascensão do ar quente, resfriando o ambiente de forma mais rápida.

Nenhum comentário: