PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Exercício resolvido de Sociologia sobre ações afirmativas

UNICENTRO 2013/2 - "Ações afirmativas são medidas especiais e temporárias, tomadas pelo Estado e/ou pela iniciativa privada, espontânea ou compulsoriamente, com o objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumuladas, garantindo a igualdade de oportunidade e tratamento, bem como compensar perdas provocadas pela discriminação e marginalização, por motivos raciais, étnicos, religiosos, de gênero e outros". 
(Ministério da Justiça, 1996, GTI População Negra). Sobre esse tema, é possível afirmar que , EXCETO

a) as políticas afirmativas visam reconhecer as diversidades entre a população negra e não-negra, no sentido de direcionar os esforços para minimizar e gradativamente diminuir as distâncias socioeconômicas que permeiam a vida social brasileira. 
b) as ações afirmativas surgem para tratar com igualdade pessoas diferentes, pois o regime escravista proporcionou uma visão negativa do negro, desqualificando-o enquanto pessoa, e, diante disso, consequentemente não necessitaria de educação e direitos tendo em vista a utilidade e a coisificação criadas em torno dele. 
c) a ação afirmativa em nada se diferencia das políticas puramente antidiscriminatórias, por atuar preventivamente em favor de indivíduos que potencialmente são discriminados, o que pode ser entendido tanto como uma prevenção à discriminação quanto como uma reparação de seus efeitos. 
d) no debate público e acadêmico, a ação afirmativa com frequência assume um significado mais restrito, sendo entendida como uma política cujo objetivo é assegurar o acesso a posições sociais importantes a membros de grupos que, na ausência dessa medida, permaneceriam excluídos. Nesse sentido, seu principal objetivo seria combater desigualdades e dessegregar as elites, tornando sua composição mais representativa do perfil demográfico da sociedade. 
e) trata-se de medidas que têm como objetivo combater discriminações étnicas, raciais, religiosas, de gênero ou de casta.

RESPOSTA:
Letra C.

Nenhum comentário: