PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 3 de dezembro de 2022

Questão de Literatura - UNIMONTES 2016 - EURICÃO — Ai! Vá pra lá!

UNIMONTES 2016 - 
EURICÃO — Ai! Vá pra lá!
EUDORO — Que é isso, homem? Quero somente ver a cerveja!
EURICÃO — Vá pra lá, vá pra lá, pelo amor de Deus! Tenho horror a mostrar a cerveja que vou beber!
EUDORO — Por que, homem de Deus?
EURICÃO — Porque não gosto, pronto! É uma esquisitice minha! Não gosto de mostrar cerveja! É proibido ter esquisitice, é?
EUDORO — Não!
EURICÃO — Então, pronto, vá esperar o jantar na sala!
EUDORO — Está bem. Que homem mais esquisito, minha Nossa Senhora! (Sai.)
EURICÃO — Foi-se, com todos os diabos! Pronto, a porca fica aqui, agora! Aqui, Santo Antônio, servindo de suporte à sua imagem. Fica sob sua proteção, meu santo, estou arrependido de tudo o que disse! Ai, meu Deus, o santo ou a porca? Os dois! Não há necessidade de escolher, fico com os dois! Ouvi dizer que você, Santo Antônio, era cabo do exército brasileiro: fique aí como cabo de dia, guardando o que é meu. Vou lhe confiar o que não confiaria mais nem a minha mãe. Mas veja como corresponde a esta confiança! Está aí, confiei em você: retribua agora essa confiança, dando-me toda a sua proteção.

Sobre o drama O santo e a porca, de Ariano Suassuna, todas as alternativas estão corretas, EXCETO: 
a) A peça dialoga com o teatro clássico, remetendo à Aulularia, do autor latino Plauto. 
b) O ser humano e a sua relação com a matéria e o espírito são temas da peça de Suassuna. 
c) Embora ambientada no Nordeste, a peça de Suassuna não explora a cultura regional. 
d) A dualidade entre as imagens da porca e de Santo Antônio promove o riso e a reflexão.

RESPOSTA:
Letra C.

Nenhum comentário: