VUNESP 2020 - Ladislau Dowbor, em Educação e apropriação da realidade local, assevera que a geração de conhecimentos sobre a realidade local e a promoção de uma atitude proativa para o desenvolvimento fazem parte evidente de uma educação que pode se tornar instrumento científico e pedagógico da transformação local. Sobre a globalização e o desenvolvimento local, o autor entende que
A) a qualidade de vida não depende muito – ainda que possa sofrer os seus impactos – da globalização: depende da iniciativa local.
B) a globalização impede os municípios de tomarem as rédeas do próprio desenvolvimento e ainda de resgatar o espaço local e buscar melhorias.
C) quanto mais se desenvolve a globalização, mais as pessoas estão abandonando o espaço local e desistindo de melhorar as condições de vida no seu entorno imediato.
D) tudo está globalizado, sendo as regras ditadas por corporações transnacionais, que se organizam entre diferentes nações atuando em vários países.
E) asfaltamento, sistema de drenagem e infraestruturas do bairro são questões locais, mas sua melhoria passa antes por mudanças na concentração mundial do poder econômico.
RESPOSTA:
Letra A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário