VUNESP 2018 - No livro Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa, Paulo Freire aborda a “questão da formação docente ao lado da reflexão sobre a prática educativo-progressiva em favor da autonomia do ser dos educandos”. Nessa obra, Freire (1996) analisa as diferentes exigências do ensinar e, dentre elas, afirma que “ensinar exige respeito aos saberes dos educandos”. Para tal, o autor argumenta que a escola deve
A) fazer com que os alunos compreendam que somente os conhecimentos formais são merecedores de crédito.
B) limitar-se a transferir os conteúdos aos alunos, uma vez que ela não é partido político para discutir a realidade em que vivem.
C) estabelecer uma necessária “intimidade” entre os saberes curriculares fundamentais aos alunos e a experiência social que eles têm como indivíduos.
D) modelar o comportamento dos alunos pela apresentação de materiais em cuidadosa sequência.
E) adotar processos e estratégias neutros e eficazes para a aprendizagem dos alunos.
RESPOSTA:
Letra C.
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