PR-4 UFRJ - As discussões em torno da formação continuada apontam para o papel da escola e a centralidade da prática educativa para o processo formativo. Segundo Vera Candau (2009), “considerar a escola como lócus de formação continuada passa a ser uma afirmação fundamental na busca de construir uma nova perspectiva para a formação continuada de professores/as que não se limite a oferecer diferentes ‘cursos’ aos docentes”. Entretanto, não é o simples fato de o professor estar na escola que a coloca como um lócus formativo. Para que isso se dê, a autora alerta que é importante o processo pautar-se em uma:
A) prática reflexiva, capaz de identificar as questões presentes na sala de aula, de compreendê-las e de buscar formas de trabalhá-las coletivamente.
B) junção entre teoria e prática, na qual a teoria sirva para direcionar o que deve ser desenvolvido na prática.
C) série de práticas mecânicas e repetitivas, que possibilitem aprender através do movimento de erro/acerto.
D) sequência de debate entre os profissionais da escola sobre as diferentes correntes pedagógicas e filosóficas presentes no ato educativo.
E) série de encontros e reuniões de planejamento.
RESPOSTA:
Letra A.
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