FCM 2018 - Em sua obra Didática (1992), José Carlos Libâneo explicita que a apropriação do conhecimento universal, produzido durante milênios de história pelo estudante, é o objetivo máximo das instituições escolares. Entretanto, Libâneo aponta que essa apropriação não deve ser acrítica, mas o conhecimento deve ser submetido “ao crivo de seus determinantes sociais para recuperar seu núcleo de objetividade...” e, ainda, afirma que, em “outras palavras, para tornar efetivo o processo educativo, é preciso dar-lhe uma orientação, as finalidades e os meios para sua realização, conforme opções que se faça, quanto ao tipo de educação que se pretende e ao tipo de sociedade a que se aspira”
(LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1992).
O docente que estabeleça sua prática com base na dimensão crítico-social dos conteúdos aplica
a) padrões de tratamento da informação: exposição, aplicação, correção, avaliação e revisão do processo.
b) técnicas de compreensão: leitura, interpretação, memorização e transposição para novos contextos.
c) procedimentos de categorização: simples para complexo, específico para geral, individual para coletivo.
d) atividades para desenvolver o livre pensamento: criação, prototipagem, testagem e aprimoramento.
e) métodos próprios da ciência: observação, identificação, comparação, estabelecimento de relações e conclusão.
RESPOSTA:
Letra C.
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