PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 20 de setembro de 2022

Questão de Literatura - UFU 2013/2 - Ivan Ilitch via que estava morrendo e desesperava-se. No fundo do coração sabia que estava indo embora e,

UFU 2013/2 - Ivan Ilitch via que estava morrendo e desesperava-se. No fundo do coração sabia que estava indo embora e, longe de acostumar-se com a ideia, simplesmente não conseguia entendê-la. 
TOLSTÓI, Leon. A morte de Ivan Ilitch. Porto Alegre: L&PM, 1999. p. 68. 
Na obra A morte de Ivan Ilitch, de Tolstói, de onde o trecho acima foi recortado, 
a) a agonia e a morte de um burocrata de carreira, com uma moléstia incurável, irá revelar a medicina do século XIX como desumana e contraditória, com médicos insensíveis e despreparados, o que torna tal narrativa mais atual que nunca. 
b) o autor denuncia, com forte viés político, o despreparo dos médicos ao lidar com pacientes terminais, já que, com a Revolução Russa, a medicina entra em rápido declínio. 
c) defende-se de forma panfletária a tese de que, embora a medicina do período czarista fosse uma das melhores da Europa, os médicos não estavam preparados para lidar com o câncer. 
d) reconhece-se o ideal humanista do autor, a favor de uma vida simples, em contato com a natureza, já que a vida agitada e poluída do mundo industrial levava à loucura e à morte.

RESPOSTA:
Letra A.

Nenhum comentário: