PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 18 de setembro de 2022

Questão de Literatura - UFAM 2014/1 - Leia os enunciados abaixo e assinale aquele que NÃO se refere de modo correto a acontecimentos e fatos do período conhecido como Quinhentismo:

UFAM 2014/1 - Leia os enunciados abaixo e assinale aquele que NÃO se refere de modo correto a acontecimentos e fatos do período conhecido como Quinhentismo: 
a) Os jesuítas, à semelhança do que fizeram com os índios, defenderam os negros da exploração e da libidinagem dos brancos, condenando a escravidão. 
b) Foi um período marcado pela ascensão da burguesia, com a consequente destruição das estruturas feudais e o fortalecimento das monarquias europeias. 
c) O Brasil não era sujeito de sua história e assumia apenas, em relação à metrópole, a condição de terra a ser ocupada e onde se podia plantar cana-de-açúcar. 
d) Na atividade literária praticada pelos missionários da Companhia de Jesus, as intenções doutrinárias e pedagógicas prevaleciam sobre as estéticas. 
e) lavoura canavieira escravocrata, foi, acima do clero, o poder político, tornando-se a força colonizadora por excelência.

RESPOSTA:
Letra A.

Nenhum comentário: