PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 13 de setembro de 2022

Questão de História - PUC-Rio 2017 - Sobre a revolução de independência do Haiti, em 1804, e suas repercussões, assinale a alternativa incorreta:

PUC-Rio  2017 - Sobre a revolução de independência do Haiti, em 1804, e suas repercussões, assinale a alternativa incorreta: 
a) O movimento vitorioso em 1804 resultou na única revolta de escravos bem-sucedida da História − até então uma inédita conquista nas Américas − e no estabelecimento de um Estado independente no Haiti. 
b) Apesar de o Haiti ser a mais importante colônia francesa da época, a França manteve-se afastada do processo de independência, iniciado em 1791, por estar mergulhada no movimento revolucionário em seu território com repercussões na Europa. 
c) A base da economia haitiana era o açúcar, mas também eram produzidos café, algodão e índigo; e essa estrutura econômica era sustentada pelo trabalho de escravos que movimentavam um dos maiores mercados para o tráfico negreiro europeu. 
d) O movimento, que começou como uma revolta de escravos, se converteu em uma guerra civil – de mulatos contra brancos e de plantadores contra as autoridades metropolitanas – e em uma guerra internacional com a participação de Espanha, Inglaterra e França. 
e) Os proprietários de escravos de todo o mundo atlântico − dos Estados Unidos, do Caribe, da América espanhola e do Brasil − sentiram-se profundamente ameaçados e amedrontados, receosos de que o exemplo haitiano fosse seguido.

RESPOSTA:
Letra B.

Nenhum comentário: