Questão 01 - UnirG 2020 - Leia o fragmento do romance Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto (1988, p. 29).
Quase todas as tradições e canções eram estrangeiras; o próprio “Tangolomango” o era também. Tornava-se, portanto, preciso arranjar alguma coisa própria, original, uma criação da nossa terra e dos nossos ares. Essa ideia levou-o a estudar os costumes tupinambás; e, como uma ideia traz outra, logo ampliou o seu propósito e eis a razão por que estava organizando um código de relações, de cumprimentos, de cerimônias domésticas e festas, calcado nos preceitos tupis. Nesse fragmento, compreende-se que a preocupação central do protagonista, a qual se estende por toda a narrativa, é a de
a) conhecer os costumes de povos estrangeiros.
b) resgatar culturas brasileiras originais.
c) valorizar comportamentos da vida urbana.
d) mapear ritmos musicais de outras épocas.
Questão 02 - UnirG 2020 - O livro Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, é estruturado em três partes, cada uma com cinco capítulos. Assinale a alternativa falsa:
a) Na primeira parte, há o nacionalismo xenófobo de Quaresma, culminando com um requerimento à câmara, propondo que o tupi-guarani fosse o nosso idioma oficial.
b) Na segunda parte, ambientada principalmente no Sossego, Quaresma tenta, frustradamente, provar que a base agrícola faria a grandeza da Pátria.
c) O nacionalismo quixotesco só é plenamente caracterizado na primeira parte.
d) Na terceira parte, há os desdobramentos políticos representativos da Revolta da Armada, com o triste fim de Quaresma.
Questão 03 - UnirG 2020 - O escritor Lima Barreto faleceu em 1922, com saúde psicofísica cronicamente debilitada. Nesse mesmo ano ocorreu a Semana de Arte Moderna no Brasil, cujo propósito foi o resgate cultural de temas nacionais.
Neste contexto, no romance Triste Fim de Policarpo Quaresma, o autor
a) sustenta sua narrativa com elementos autobiográficos relacionados à sua frágil saúde.
b) planeja disseminar aspectos da formação nacional desconhecidos do grande público.
c) demonstra conhecer os mecanismos de exclusão social e política da população negra.
d) expressa sua visão crítica contra os métodos psiquiátricos rotineiros no começo do Século XX.
Questão 04 - UnirG 2019/2 - Leia o fragmento do romance Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto (1998, p. 8):
E era assim todos os dias, há quase trinta anos. Vivendo em casa própria e tendo outros rendimentos além do seu ordenado, o Major Quaresma podia levar um trem de vida superior aos seus recursos burocráticos, gozando, por parte da vizinhança, da consideração e respeito de homem abastado.
No fragmento, perspectivado pelas ações expressas na narrativa completa, quanto à construção desse personagem, constata-se que
a) o protagonista representa a média comportamental de sua classe.
b) o narrador aponta a condição pacificada da classe média brasileira.
c) o protagonista questiona valores do ordenamento social de sua época.
d) o narrador demonstra a consensual heterogeneidade cultural da época.
Questão 05 - UESB 2015 - E assim era. Quase todas as tardes havia bombardeio, do mar para as fortalezas, e das fortalezas para o mar; e tanto os navios como os fortes saíam incólumes de tão terríveis provas. Lá vinha uma ocasião, porém, que acertavam, então os jornais noticiavam: “Ontem, o forte Acadêmico fez um maravilhoso disparo. Com o canhão tal, meteu uma bala no ´Guanabara`.” No dia seguinte, o mesmo jornal retificava, a pedido da bateria do cais Pharoux que era a que tinha feito o disparo certeiro.. passavam-se dias e a coisa já estava esquecida, quando aparecia uma carta de Niterói, reclamando as honras do tiro para a fortaleza de Santa Cruz.
BARRETO, Lima. Triste fim de Policarpo Quaresma. São Paulo: Atica, 1995. p. 143.
A obra Triste Fim é representativa do pré-modernismo no Brasil porque
a) defende um nacionalismo crítico, voltado para as carências sociopolíticas e culturais do país.
b) enaltece o processo de urbanização do Rio de Janeiro, a capital da república.
c) põe no centro da narrativa o homem regional, ressaltando os valores característicos do homem sertanejo.
d) apresenta uma linguagem ornamental coexistente, em alguns momentos, com traços que apontam para uma possível renovação formal.
e) resgata o Brasil literário herdado do Romantismo.
Questão 06 - UNCISAL 2014 - Triste Fim de Policarpo Quaresma, romance de Lima Barreto lançado em 1911, é considerado uma das obras mais significativas do Pré-Modernismo brasileiro.
Nesse contexto, constata-se que
a) empreende uma crítica impiedosa aos costumes da sociedade carioca do começo do século XX, particularmente ao preconceito racial sofrido pelos praticantes da capoeira.
b) oferece, especialmente nas passagens em que Policarpo sugere a mudança do idioma brasileiro para o Tupi, uma visão baseada na vasta experiência de Lima Barreto como professor de línguas indígenas no Amazonas.
c) dialoga diretamente com Memórias Póstumas de Brás Cubas, romance de Machado de Assis, em que Brás Cubas também propõe uma mudança no idioma nacional, quando consegue ser eleito deputado.
d) opera, por meio das ideias extravagantes do Major Quaresma, uma problematização da ideia de nacionalidade, antecipando procedimentos críticos que seriam radicalizados depois da Semana de 22.
e) é o relato autobiográfico de Lima Barreto, uma vez que o escritor, assim como Policarpo Quaresma, acabou a vida num hospício depois de diversas tentativas de fazer as pessoas se conscientizarem das riquezas nacionais.
Questão 07 - UERJ 2014/2 - Policarpo Quaresma, cidadão brasileiro, certo de que a língua portuguesa é emprestada ao Brasil; certo também de que, por esse fato, o falar e o escrever, em geral, se veem na humilhante contingência de sofrer continuamente censuras ásperas dos proprietários da língua; usando do direito que lhe confere a Constituição, vem pedir que o Congresso Nacional decrete o tupi-guarani como língua oficial e nacional do povo brasileiro. Senhores Congressistas, o tupi-guarani, língua aglutinante, é a única capaz de traduzir as nossas belezas, de pôr-nos em relação com a nossa natureza e adaptar-se perfeitamente aos nossos órgãos vocais e cerebrais, por ser criação de povos que aqui viveram e ainda vivem.
Lima Barreto Adaptado de Triste fim de Policarpo Quaresma (119115). Rio de Janeiro: MEDIAfashion, 2008.
A história narrada em Triste fim de Policarpo Quaresma se passa no momento de implantação do regime republicano no Brasil. Seu personagem principal, o Major Quaresma, defende alguns projetos de reforma, um deles relatado no trecho citado.
A justificativa do personagem para a adoção do tupi-guarani como língua oficial brasileira baseia-se na associação entre nacionalidade e a ideia de:
a) valorização da cultura local
b) defesa da diversidade racial
c) preservação da identidade territorial
d) independência da população autóctone
Questão 08 - UEG 2013/2 - Na repartição, os pequenos empregados, amanuenses e escreventes, tendo notícia desse seu estudo do idioma tupiniquim, deram não se sabe por que em chamá-lo – Ubirajara.
BARRETO, Lima. Triste fim de Policarpo Quaresma. São Paulo: Penguim, 2011. p. 86.
Em função de seu extremo patriotismo, o major Quaresma decidiu aprender o tupi-guarani, para ele a língua dos únicos brasileiros puros, os índios. O apelido de Ubirajara, dado pelos colegas de trabalho, refere-se ao
a) caso de um índio tupiniquim que aprendeu português com os jesuítas e foi mandado para a corte, onde chegou a se tornar um mestre-escola.
b) nome de um guerreiro indígena que lutou contra as tentativas de escravização de sua tribo por parte dos portugueses, no século XVI.
c) processo de aculturação dos nativos, no qual era comum os brancos adotarem nomes indígenas, para melhor dominá-los.
d) título de um romance de José de Alencar, no qual o protagonista é um índio não corrompido frente aos valores europeus.
Questão 09 - UFRGS 2004 - Considere as seguintes afirmações sobre O Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto.
I. Na primeira parte, o autor apresenta um funcionário público exemplar, um patriota e um nacionalista obcecado.
II. Na segunda parte, Policarpo está no campo, dedicando-se à lavoura nas terras férteis do país, mas as saúvas põem fim ao seu projeto.
III. Na terceira parte, em que prevalece a sátira política, Policarpo rebela-se contra a República e o militarismo, acabando preso e condenado à morte.
Quais estão corretas?
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas I e III.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.
Questão 10 - UFV 1999 - A respeito de "Triste Fim de Policarpo Quaresma", de Lima Barreto, SOMENTE podemos concluir que:
a) é uma NARRATIVA MODERNISTA, na qual se enfatiza a crítica ao nacionalismo romântico pelo constrangimento por que passa o protagonista devido às suas obstinadas idéias de igualdade, liberdade e fraternidade.
b) é um ROMANCE DE TESE, nos moldes do Realismo-Naturalismo, no qual o autor tenta demonstrar que no Brasil da Primeira República não havia lugar para visionários do tipo de Policarpo Quaresma. c) é uma SÁTIRA SOCIAL, com predomínio de situações cômicas e nítida intenção de ridicularizar o protagonista e atacar as instituições.
d) é uma NARRATIVA DE TRANSIÇÃO, importante enquanto denúncia veemente das mazelas sociais e políticas da época, sintetizadas em bacharelismo e coronelismo, embora contenha alguns defeitos de estrutura e de linguagem.
e) é um ROMANCE PSICOLÓGICO pela valorização do tom intimista, no qual narrador e protagonista praticamente se confundem, num jogo todo próprio, construído em semitons e matizes.
Questão 11 - UFSM 1999 - Sobre a temática de TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA, de Lima Barreto, é correto afirmar que
a) aborda o nacionalismo de um modo satírico.
b) focaliza o surgimento das festas carnavalescas.
c) propõe o ensino da escrita para os índios.
d) destaca ritos religiosos da quaresma.
e) critica Dom Pedro e a Independência.
Questão 12 - COLTEC 2023 - Sobre a narração da obra Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, é CORRETO afirmar que
A) denota categórica influência da linguagem publicitária do século XIX.
B) favorece uma postura descompromissada e neutra do leitor da obra.
C) faz a descrição das ações do protagonista de forma sucinta e suspeita.
D) há posicionamento isento do narrador nas discussões entre os personagens.
Questão 13 - COLTEC 2023 - Na obra Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, a presença de personagens históricos tem o objetivo de
A) disfarçar a realidade do país em plena ditadura em um ato que ludibria o leitor.
B) esconder, iludir, mistificar e camuflar o ponto de vista do narrador da obra.
C) legitimar a obra literária como portadora de um retrato diferenciado da história.
D) tornar a narrativa mais autêntica e dramática em vista da história nacional.
Questão 14 - ENEM PPL 2009 - Quaresma despiu–se, lavou–se, enfiou a roupa de casa, veio para a biblioteca, sentou–se a uma cadeira de balanço, descansando. Estava num aposento vasto, e todo ele era forrado de estantes de ferro. Havia perto de dez, com quatro prateleiras, fora as pequenas com os livros de maior tomo. Quem examinasse vagarosamente aquela grande coleção de livros havia de espantar–se ao perceber o espírito que presidia a sua reunião. Na ficção, havia unicamente autores nacionais ou tidos como tais: o Bento Teixeira, da Prosopopéia; o Gregório de Matos, o Basílio da Gama, o Santa Rita Durão, o José de Alencar (todo), o Macedo, o Gonçalves Dias (todo), além de muitos outros.
BARRETO, Lima. Triste fim de Policarpo Quaresma. Rio de Janeiro: Mediafashion, 2008, p. 12 (com adaptações).
No texto, o uso do artigo definido anteposto aos nomes próprios dos escritores brasileiros
a) demonstra a familiaridade e o conhecimento que o personagem tem dos autores nacionais e de suas obras.
b) consiste em um regionalismo que tem a função de caracterizar a fala pitoresca do personagem principal.
c) é uma marca da linguagem culta cuja função é enfatizar o gosto do personagem pela literatura brasileira.
d) constitui um recurso estilístico do narrador para mostrar que o personagem vem de uma classe social inferior.
e) indica o tom depreciativo com o qual o narrador se refere aos autores nacionais, reforçado pela expressão “tidos como tais”.
Questão 15 - CESMAC 2017/2 - O Major Policarpo Quaresma, do romance Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto (1881-1922) é um dos personagens quixotescos da literatura brasileira. Assim, dentre os traços que o definem como quixotesco, quais você apontaria como corretos?
1) A obsessão nacionalista.
2) O entusiasmo do homem ingênuo.
3) Sua defesa da língua Tupi como idioma oficial do Brasil.
4) O fanatismo xenófobo.
5) A confiança e a boa fé em Floriano Peixoto.
Estão corretas:
A) 1, 2 e 3 apenas
B) 2, 3 e 4 apenas
C) 3, 4 e 5 apenas
D) 1, 3 e 5 apenas
E) 1, 2, 3, 4 e 5
GABARITO
01 - B
02 - A
03 - B
04 - C
05 - A
06 - D
07 - A
08 - D
09 - E
10 - D
11 - A
12 - D
14 - A
15 - E
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