PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 3 de maio de 2022

Questão de Geografia - Leia o texto e responda às questões propostas.

Leia o texto e responda às questões propostas. 

Longos 13 anos. É o tempo que as 387 famílias quilombolas de Brejo dos Crioulos, em Minas Gerais, aguardam pela conclusão do processo de titulação de suas terras no Incra. [...] 
Os obstáculos para a concretização das titulações são muitos e diversos. A titulação das terras quilombolas envolve, em muitos casos, contrariar interesses de setores do agronegócio e mesmo do governo. 

COMISSÃO PRÓ-ÍNDIO DE SÃO PAULO. Titulação fora do horizonte: mais de 1 500 comunidades quilombolas esperam pelo título de suas terras. 20 nov. 2016. Disponível em: http:// www.cpisp.org.br/titulacao-fora-do-horizontemais-de-1-500-comunidades-quilombolasesperam-pelo-titulo-de-suas-terras. Acesso em: 14 set. 2017.

a) O que são comunidades quilombolas? 
b)Qual é o problema enfrentado pelos grupos quilombolas e quais são suas causas?

RESPOSTA:
a) Comunidades quilombolas são grupos populacionais remanescentes de quilombos, povoações que abrigavam africanos escravizados fugidos de cativeiro, as quais tinham estrutura e organização interna próprias.

b) O problema destacado no texto é o lento processo de titulação das terras para os grupos remanescentes quilombolas. As causas estão atreladas a conflitos de interesses, nos quais grupos pertencentes ao agronegócio, apoiados pelo governo, entravavam o processo.

A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 - ATIVIDADE 4 - ATIVIDADE 5 - ATIVIDADE 6 - ATIVIDADE 7

Nenhum comentário: