PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 24 de maio de 2022

Questão de História - O advento da agricultura também influenciou a organização social e política dos grupos humanos sedentarizados.

O advento da agricultura também influenciou a organização social e política dos grupos humanos sedentarizados. Com base nessa afirmação, explique como surgiram os governantes (chefes tribais, reis, etc.).

RESPOSTA:
Uma das consequências do domínio da agricultura e do crescimento das comunidades humanas foi o início do processo de divisão do trabalho humano. Como algumas tarefas exigiam conhecimento mais específico ou tinham maior importância na comunidade, aqueles que a realizavam passaram a ganhar destaque na comunidade. Por isso, pode-se dizer que a divisão de tarefas provocou o início da estratificação social. Esse movimento está associado diretamente ao processo de surgimento de governantes, como os chefes tribais ou os primeiros reis, já que os grupos com mais privilégios passaram a ter autoridade e poder dentro da comunidade e puderam definir aqueles que comandariam e os que obedeceriam.

Nenhum comentário: