PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 27 de maio de 2022

Questão de História - Com base na leitura das páginas 40 e 41, elabore um pequeno texto para explicar a frase: O surgimento da agricultura

Com base na leitura das páginas 40 e 41, elabore um pequeno texto para explicar a frase: O surgimento da agricultura foi resultado de um longo processo.

RESPOSTA
Acredita-se que a domesticação de plantas para a agricultura tenha sido uma invenção da mulher. Como elas geralmente eram responsáveis pela coleta de raízes e frutos, puderam observar que as sementes das plantas, uma vez enterradas no solo, davam origem a novas plantas. Começaram, assim, a cultivar a terra para obter produtos para a sua subsistência. O cultivo das primeiras espécies de plantas ocorreu no Extremo Oriente e no Crescente Fértil, por volta de 10 mil anos atrás (ou 8000 a.C.). O Crescente Fértil se estendia do Vale do Rio Nilo, no Egito, até as margens dos rios Tigre e Eufrates, onde atualmente se localiza o Iraque. 
O início da agricultura ocorreu em muitas outras regiões do planeta, mas não ao mesmo tempo. Na América, acredita-se que o cultivo da terra tenha começado um pouco mais tarde, por volta de 8 mil anos atrás. As primeiras experiências ocorreram nas regiões dos atuais Equador e México. A prática agrícola mudou a vida dos grupos humanos e exigiu esforço para planejar a época do plantio e da colheita, organizar a comunidade para realizar o trabalho e providenciar os instrumentos necessários para a derrubada da mata e o cultivo dos campos. Foram tantas mudanças que esse processo foi chamado de Revolução Agrícola do Neolítico.

LEIA TAMBÉM:

A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 - ATIVIDADE 04 - ATIVIDADE 05 - 

Um comentário:

Anônimo disse...

Oxi ñ era pequeno
Ajudou mais tô acordado deste as 21:00 da noite até agora de madrugada 03:15
Vou ter que me acordar 07:00 para ir a escola porque tô de recuperação