PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Questão de Filosofia - UECE 2021/1 - O filme Judas e o messias negro (2021), ganhador do Oscar de melhor ator coadjuvante (Daniel Kaluuya)

UECE 2021/1 - O filme Judas e o messias negro (2021), ganhador do Oscar de melhor ator coadjuvante (Daniel Kaluuya), conta a história de vida de Fred Hampton, revolucionário negro norte-americano, ativista na luta contra o racismo e membro do movimento Panteras Negras. Foi assassinado aos 21 anos, em 1969. Em um vídeo publicado no canal da editora Autonomia Literária, no Youtube, Hampton pode ser visto discursando em um auditório para uma pequena plateia multiétnica, quando diz: 
“Povo negro, povo branco pobre, povo indígena pobre, povo porto-riquenho pobre, povo latinoamericano pobre, povo pobre de todas as descendências! Eles os agruparam em seus movimentos baseados no racismo, quando o Panteras Negras se levantou e disse: ‘Não importa o que digam, não pensamos em combater fogo com fogo, pensamos em combater água com água’. Vamos combater o racismo, não com racismo, mas vamos combatê-lo com solidariedade. Não vamos combater o capitalismo com capitalismo negro, mas vamos combatê-lo com socialismo”. 
Fred Hampton explica como a classe dominante usa o racismo para explorar os trabalhadores, vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Pry4iRfHqEk, acessado em 31-05-2021. 

Segundo esse trecho do discurso, é correto afirmar que, para Hampton, 
A) a luta contra o racismo deve opor negros, índios e latino-americanos a brancos. 
B) os negros precisam tornar-se capitalistas para deixarem de ser discriminados. 
C) cada etnia precisa organizar-se isoladamente para fazer valer seus direitos. 
D) é preciso opor ao racismo a solidariedade entre os pobres de todas as etnias.

RESPOSTA:
Letra D.

Nenhum comentário: