PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 24 de maio de 2022

Questão de História - A passagem da vida nômade para a sedentária trouxe vantagens, mas também causou diversos problemas

A passagem da vida nômade para a sedentária trouxe vantagens, mas também causou diversos problemas para os primeiros grupos humanos. Mencione aspectos positivos e negativos do sedentarismo para essas populações.

RESPOSTA:
A vida sedentária foi marcada pelo desenvolvimento de comunidades fixas e estáveis em determinadas regiões, o que só foi possível graças ao domínio das atividades agrícolas. Nesse sentido, os alunos podem apontar como fatores positivos da vida sedentária a maior estabilidade e garantia de alimentos, o desenvolvimento tecnológico, a criação de comunidades humanas mais amplas, entre outros fatores. Já como pontos negativos, é possível destacar o processo de estratificação social, que resultou na criação de uma sociedade na qual apenas uma parcela de indivíduos tinha privilégios, e as relações de dominação no interior das comunidades humanas. Outro fator é que as comunidades humanas se tornavam mais vulneráveis a ataques e saques e exigiam maiores defesas contra invasores.

Nenhum comentário: