PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 30 de maio de 2022

Questão de História - Leia a seguir trechos de uma reportagem publicada em 2001 e responda às questões. Peru tem cidade mais antiga da América

Leia a seguir trechos de uma reportagem publicada em 2001 e responda às questões.

Peru tem cidade mais antiga da América

Esqueça os egípcios. Datações feitas por arqueólogos do Peru e dos EUA mostram que os antigos habitantes da costa central peruana já moravam em cidades e construíam pirâmides em 2627 a.C, um século antes que os célebres monumentos de Gizé, no Egito, começassem a ser erguidos. [...] Os pesquisadores, liderados por Ruth Shady Solís, da Universidade Nacional Maior de San Marcos, em Lima, acreditam que o sítio de Caral, localizado no vale do rio Supe, seja a cidade mais antiga do continente americano. [...] Embora já desconfiassem há muito da antiguidade do lugar, os arqueólogos não ousavam considerar os centros cerimoniais de Supe como verdadeiras cidades. Achava-se que eles tivessem uma função essencialmente religiosa, de congregar populações dispersas pela costa, de tempos em tempos, para cerimônias. [...] Seja como for, Caral foi abandonada de repente, em 1977 a.C. Seus moradores, seguindo a tradição andina, enterraram todos os edifícios, preservando-os. Os cientistas agradecem. ANGELO, Claudio. Peru tem cidade mais antiga da América. Folha de S.Paulo, 27 abr. 2001. p. A-14.

a) Sobre o que é essa reportagem?
b)O autor da reportagem a começa dizendo “Esqueça os egípcios”. Em sua opinião, por que ele faz isso?
c) Ao final da reportagem, o autor afirma: “Os cientistas agradecem”. Explique o que ele quer dizer com essa afirmação.


RESPOSTA:
a) A reportagem fala sobre a conclusão a que estudiosos tinham chegado naquele momento sobre Caral: a de que aquela seria a cidade mais antiga do continente americano. 
b) O jornalista usa esse recurso para criar impacto. Como a sociedade do Egito Antigo é muito “famosa”, ele espera fazer um contraponto a ela e “surpreender” o leitor. 
c) Ele quer dizer que o fato de os edifícios de Caral terem sido enterrados e, por isso, permanecido preservados, possibilita que os cientistas estudem e conheçam essa sociedade.

LEIA TAMBÉM:

A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 (A) - ATIVIDADE 03 (B) - ATIVIDADE 03 (C)

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...