PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 27 de maio de 2022

Questão de História - Em grupo, leiam o texto e respondam às questões no caderno. Em abrigos rochosos nos estados do Piauí e Minas Gerais

Em grupo, leiam o texto e respondam às questões no caderno. Em abrigos rochosos nos estados do Piauí e Minas Gerais, por exemplo, os arqueólogos encontraram fragmentos de parede com pinturas e blocos de pedra com gravuras, vestígios soterrados por camadas de sedimentos que datam de 7 mil a 9 mil anos. [...] Entretanto, a crescente exploração econômica das jazidas minerais brasileiras, a rápida expansão da urbanização e o desenvolvimento do turismo em áreas não urbanas têm ameaçado esse milenar patrimônio cultural devido à carência de informação e proteção. 
JORGE, Marcos (Org.). Brasil rupestre: arte pré-histórica brasileira. Curitiba: Zencrane Livros, 2007. p. 114. 

a) Quais descobertas arqueológicas foram citadas no texto? Onde elas ocorreram? 
b) Segundo o texto, que ações humanas têm causado a degradação desses e de outros vestígios de povos pré-históricos no Brasil? 
c) Imaginem a seguinte situação: no processo de construção de uma estação de metrô em seu estado, pesquisadores encontram um conjunto de vestígios arqueológicos importantes. Eles solicitam a interrupção das obras e a alteração do traçado original da linha para que o local seja tombado e transformado em um sítio arqueológico. As autoridades do estado, no entanto, insistem em manter as obras alegando que grandes investimentos já foram feitos e que milhares de pessoas seriam prejudicadas pela interrupção do trabalho e pela alteração do traçado original do projeto. Reflitam sobre essa situação, avaliando os prós e os contras. Que decisão vocês acham que os governantes devem tomar? Interromper ou continuar os trabalhos? Considerem as necessidades imediatas da população, os gastos já feitos e o valor daquele patrimônio arqueológico para o nosso país antes de responder à questão.

RESPOSTA:
a) Foram descobertos fragmentos de parede com pinturas e blocos de pedra com gravuras, com idade estimada entre 7 mil e 9 mil anos, nos estados do Piauí e de Minas Gerais. 

b) A exploração de jazidas minerais, a urbanização e o turismo em áreas não urbanas, sem o acompanhamento de políticas eficientes do governo, contribuem para a degradação de nosso patrimônio arqueológico. Além disso, o desconhecimento da população sobre esses vestígios e de sua importância dificulta sua preservação. 

c) Esse tipo de impasse ocorreu e ocorre no Brasil e em outros países. Leve os estudantes a confrontar o peso da necessidade imediata da população que utiliza o transporte público e a importância das pesquisas históricas e arqueológicas. É importante ressaltar que o conhecimento sobre a vida cotidiana e a cultura material dos povos pré- -cabralinos pode revelar aspectos do processo de colonização que ocorreu a partir do século XVI.

LEIA TAMBÉM:

A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 - ATIVIDADE 04

Nenhum comentário: