PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 27 de maio de 2022

Questão de História - O texto a seguir trata de uma descoberta que transformou a vida do ser humano.

O texto a seguir trata de uma descoberta que transformou a vida do ser humano. Leia-o para realizar a atividade proposta. 
Há centenas de milhares de anos, nas noites frias de inverno, a escuridão era um grande inimigo. Sem a Lua cheia, a negritude da noite, além de assustadora, era perigosa. Havia muitos predadores com sentidos aguçados, e que poderiam atacar facilmente enquanto dormíamos. O frio intenso era outro inimigo. Não eram fáceis os primeiros passos da humanidade, dados por antepassados muito diferentes de nós. 
Até que, um dia, talvez ao observar uma árvore atingida por um raio, os hominídeos primitivos descobriram algo que modificaria completamente o rumo da nossa evolução [...]. Ao dominar essa entidade, foi possível se aquecer, proteger-se dos predadores e ainda cozinhar os alimentos. Como nenhuma outra criatura do nosso planeta, conseguimos usar a nosso favor um fenômeno natural para ajudar a vencer as dificuldades diárias. OLIVEIRA, Adilson de. A descoberta que mudou a humanidade. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, 16 jul. 2010. Disponível em: http://www.cienciahoje.org. br/noticia/v/ler/id/2785/n/a_descoberta_que_ mudou_a_humanidade. Acesso em: 2 dez. 2017. 

a) A qual descoberta o texto se refere? Quando ela teria ocorrido? 
b) Como, segundo o texto, essa descoberta pode ter acontecido? Que outras hipóteses poderiam explicar essa descoberta? 
c) Que benefícios, segundo o texto, essa descoberta trouxe para a vida humana? Cite exemplos de como essa descoberta está presente no nosso cotidiano.

RESPOSTA
a) A descoberta é o uso do fogo, que teria ocorrido entre 1 milhão e 700 mil anos atrás. 
b) O ser humano pode ter descoberto o uso do fogo observando árvores atingidas por raios, atividades vulcânicas ou a queima de petróleo que brotava das jazidas. 
c) O fogo permitiu cozinhar os alimentos, iluminar os ambientes, afugentar os predadores e aquecer-se no frio. Exemplos do uso do fogo no nosso dia a dia: fusão dos metais, produção de cerâmica, preparo dos alimentos.

LEIA TAMBÉM:

A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 - ATIVIDADE 04 - ATIVIDADE 05 - 

Um comentário:

Unknown disse...

brigado blogger ajudou muito