PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 19 de maio de 2022

Questão de Geografia - Faça a leitura do gráfico e da notícia transcrita a seguir

Faça a leitura do gráfico e da notícia transcrita a seguir:


No final do ano passado [2016], a Amazônia estampou os jornais do país e do mundo com uma infeliz manchete: desmatamento aumenta 29%. Pior, essa triste notícia não vinha sozinha. Nos últimos quatro anos, é a terceira vez que o desmatamento aumenta na região.

ASTRINI, Marcio. Colocando mais gasolina na motosserra. Greenpeace Brasil, 10 fev. 2017. Disponível em: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Blog/colocando-mais-gasolina-na-motosserra/ blog/58707/?gclid=CjwKCAjw2ZXMBRB2EiwA2HVD-CvBBPOsR8n2XeydHyXBOSEGIaul-vQ61A9BR Yle7Wlovi7XMQdVyxoCcXwQAvD_BwE. Acesso em: 5 ago. 2017. 

a) Ao comparar as informações, é correto dizer que apresentam dados positivos em relação ao meio ambiente? Justifique. 
b)Quais medidas podem ser tomadas para combater o problema?

RESPOSTA:
a) Não. A comparação entre as informações demonstra que, apesar de haver queda significativa nos índices de desmatamento entre 2008 e 2012, esses valores passaram a ser crescentes nos anos mais recentes, demonstrando perda de eficiência nas estratégias de preservação da floresta. 
b) Para combater o desmatamento são necessárias políticas públicas que inibam o avanço ilegal de produtores agrícolas nas florestas, com medidas como maior fiscalização, multas, regularização fundiária e criação de Unidades de Conservação.

A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 - ATIVIDADE 04 - ATIVIDADE 05 - ATIVIDADE 06 - ATIVIDADE 07 - 

Nenhum comentário: